Pretendemos ser reconhecidos, nacional e internacionalmente como uma empresa de referência no setor da água em Portugal, pela qualidade do serviço prestado, inovação, competência, eficiência, sustentabilidade e criação de valor.

Mais de 500 participantes na edição de O Caminho da Inovação’19 – Expo & Networking

O Caminho da Inovação’19 – Expo & Networking, organizado pela Águas do Tejo Atlântico teve lugar no passado dia 26 de setembro na Fábrica de Água de Alcântara, em Lisboa.

Este encontro contou com a participação de mais de 500 participantes que ao longo do dia tiveram oportunidade de assistir à apresentação de vários projetos de inovação na área da gestão de água e de águas residuais e que têm como objetivo contribuir para uma gestão mais eficiente dos sistemas de tratamento e ligar a atividade das empresas à economia circular, uma das grandes apostas da Águas do Tejo Atlântico.

Neste âmbito, cerca de 50 empresas, universidades, investigadores e outras entidades dispuseram de um espaço expositivo que permitiu, durante o período de networking, partilhar as suas experiências e projetos com os mais de 500 participantes.

Além da sessão de abertura que contou com a participação de António Frazão, Presidente do Conselho de Administração da Águas do Tejo Atlântico, contou com as participações de Paulo Simões da Comunidade Intermunicipal do Oeste e António Câmara da Universidade Nova de Lisboa. O Caminho da Inovação ´19 dividiu-se em dois painéis temáticos, um dedicado à economia circular e outro à Indústria 4.0.

 

O painel “E-Circular” foi moderado pelo Presidente do Conselho de Administração do Grupo Águas de Portugal, João Nuno Mendes.

Alexis de Kerchove , responsável pelo mercado europeu na Xylem, destacou a digitalização da água com equipamentos e redes inteligentes, incorporando análise avançada de dados para alcançar a melhor solução possível para cada situação.

Patrick Bárcia, responsável pelo I&D na Sysadvance, apresentou várias tecnologias disponibilizadas pela empresa, que possibilitam a recuperação de biometano e dióxido de carbono, através de biogás de aterros e digestores anaeróbios, e o seu contributo para a economia circular no setor.

De seguida, Simon Christian, responsável pela equipa de Digestão Avançada na SUEZ, explicou como o tratamento da fase sólida nas Fábricas de Água pode ser otimizado com o uso de tecnologias avançadas de estabilização de lamas, permitindo higienização de lamas e melhor desempenho do processo.

Por fim, Philipp Kehrein, investigador na TU Delft, abordou a transformação das ETAR em instalações de recuperação de recursos (Fábricas de Água), nomeadamente as tecnologias existentes, as suas potencialidades e entraves.

 

No painel dedicado à Indústria 4.0, moderado por Hugo Pereira, Administrador da Águas do Tejo Atlântico, centrou-se na aplicação de sensorização, inteligência artificial e outras soluções.

João Ribau, responsável da unidade Sistemas Inteligentes e Digitais do ISQ, apresentou vários projetos e tecnologias aplicados à indústria. Dois destes projetos referem-se ao setor da água, um dedicado à otimização da operação nos sistemas de abastecimento de água, Projeto LIFE SWSS, e outro relativo à gestão de redes de águas industriais.

Artur Costa, responsável pela unidade Naval & Offshore do CEIIA, focou-se no tema Oceano 4.0, em que referiu soluções dedicadas à monitorização e tratamento de dados referentes aos oceanos, através de drones, robots e aquisição de dados com dispositivos ligados a mantas.

Arlindo Oliveira, presidente do Instituto Superior Técnico falou sobre a sua visão da indústria 4.0 e os desafios que esta traz às organizações. A carência de recursos humanos especializados nas áreas da inteligência artificial e data science foi um dos maiores desafios apontados. Outro aspeto referido foi que o aumento de soluções baseadas em sensores, recolha de dados e comunicações necessita de maior segurança e fiabilidade nas informações adquiridas.

A Câmara Municipal de Lisboa foi representada por Sofia Cordeiro que abordou os desafios relativos à conceção e gestão das redes de distribuição de água residual tratada da cidade de Lisboa e que aproveitou para referir a importância da gestão da informação para redução dos consumos de água em usos não potáveis.

Na oportunidade, referiu que o Município de Lisboa, em cooperação com outras instituições, irá desenvolver ferramentas inovadoras relacionadas com IoT e inteligência artificial de modo a mitigar os desafios de utilização da água+.

 

Desafios à Inovação

Na sessão final foram divulgados os vencedores do “Desafio à Inovação 2019”, que apresentaram os respetivos prémios. O projeto “Torre Geofiltro” foi o vencedor do 1º prémio, enquanto o projeto “SAG T1000 - Sistema Automatizado de Gradagem Transversal 1000” arrebatou o 2º prémio. Foram também atribuídas três menções honrosas.

Foram também publicados os três temas para o “Desafio à Inovação 2020”; O primeiro é “Tejo Atlântico 4.0”, o segundo “Otimização da Gestão Operacional” e por fim “Recuperação e Valorização de Recursos”.

 

VIRA

Para finalizar o evento, a Águas do Tejo Atlântico lançou a cerveja VIRA, fabricada a partir de água+, com tratamento complementar através de ozonização e osmose inversa, e em parceria com a Cerveja LINCE e a Moinhos Ambiente. Esta ação tem como objetivo contribuir para a mudança da perceção para o uso de água residual tratada e adoção de boas práticas ambientais.

 

 

 

 

 

Apresentações:

António Frazão

António Câmara

Alexis de Kerchove

Patrick Bárcia

Simon Christian

Philipp Kehrein

João Ribau