Enquadramento
Muitos CO têm como característica base a grande dispersão das instalações, o que além da complexidade operacional requer o consumo de recursos, humanos e materiais. Pretende-se o desenvolvimento de ferramenta de otimização das rotas.
Objetivos, resultados esperados e metodologia
Objetivos:
- Desenvolvimento da ferramenta de otimização de rotas operacionais do CO de Torres Vedras
- Proposta de implementação de solução que reduza o consumo de recursos minimizando o tempo gasto e maximizando a eficiência das operações
- Desenvolvimento de um sistema de gestão de eventos imprevisíveis (prioridades) integrado à ferramenta de otimização de rotas
Resultados esperados:
- Rotas otimizadas
- Melhoria da eficiência operacional
- Solução abrangente e eficaz com capacidade para lidar com eventos imprevisíveis e prioridades no contexto da operação
Metodologia:
- Selecionar, mapear e realizar um levantamento detalhado das instalações do Centro Operacional em Torres Vedras, identificando sua localização, capacidades, recursos disponíveis e outras características relevantes.
- Recolha de dados (históricos) sobre o tempo de execução de diferentes tarefas operacionais realizadas.
- Criação de rotas otimizadas de forma a encontrar rotas mais eficientes para as equipas operacionais
- Desenvolver um modelo preditivo do tempo de execução das tarefas em diferentes condições e cenários.
- Desenvolver um sistema de gestão de eventos imprevisíveis que seja capaz de identificar, priorizar e responder rapidamente a emergências ou eventos críticos e integrar este sistema na ferramenta de otimização.
Tarefas
T1. Mapeamento das instalações CO Torres Vedras – 1 mês
(listagem, breve descrição de cada tarefa e duração aproximada de cada tarefa) T2. Realização de Mapa tempo de tarefas – 3 meses
T2.1. Recolha de dados (históricos)
T2.2. Desenvolvimento de modelo preditivo do tempo de execução das tarefas
T3. Criação de rotas otimizadas – 2 meses
T4. Desenvolvimento da ferramenta de otimização – 5 meses
T4.1. Desenvolvimento de um sistema de gestão de eventos imprevisíveis – 2 meses
T4.2. Integração do sistema na ferramenta de otimização de rotas
T5. Redação da tese - 6 meses
T6. Revisão e defesa da tese - 1 mês
Área de formação do estudante
Investigação Operacional: Os alunos com conhecimentos sobre técnicas de investigação operacional são úteis para modelar e resolver problemas de otimização, como modelos de mapeamento de rotas de transportes/veículos.
Engenharia e Gestão Industrial: O aluno com esta formação aborda aspetos relacionados com a gestão de operações, análise de processos e melhoria da eficiência, que são relevantes para o desenvolvimento de soluções para otimização de rotas e gestão de eventos operacionais.
Engenharia do Ambiente: aluno com esta formação pode ser relevante, pois os seus conhecimentos estão relacionados com a gestão de recursos naturais e serviços relacionados com o ambiente.
Geografia ou Geomática: O aluno com esta formação fornecerá conhecimentos de sistemas de informação geográfica (GIS) e cartografia, que são importantes para o mapeamento de instalações e análise espacial na otimização de rotas.
Competências a adquirir
Análise crítica: desenvolver competências para avaliar criticamente o funcionamento do sistema, identificando as lacunas e pontos estratégicos e de melhoria, bem como avaliar informações, dados e evidências de maneira objetiva e questionar premissas subjacentes para atingir conclusões fundamentadas. Competências para analisar dados complexos relacionados com os deslocamentos das equipas nos Centros Operacionais, identificando padrões e tendências que possam ser aproveitados para otimização.
Conhecimento Técnico: Compreensão profunda dos princípios de logística e gestão de operações, assim como conhecimento em programação e desenvolvimento de software para criar a ferramenta de otimização de rotas.
Pesquisa e recolha de dados: dominar técnicas de pesquisa, incluindo revisão bibliográfica, recolha e análise de dados qualitativos e quantitativos relevantes para o estudo de forma a fundamentar as melhorias propostas.
Resolução de problemas: aprender a identificar e definir claramente os problemas, analisar as suas causas subjacentes e desenvolver soluções eficazes e sustentáveis para resolvê-los por meio de abordagens criativas e baseadas em evidências.
Adaptabilidade e aprendizagem contínua: estar aberto a novas ideias, perspetivas e abordagens, e estar disposto a continuar a aprender e a desenvolver-se profissionalmente após a conclusão do programa.
Trabalho em equipa: colaborar com colegas, orientadores e profissionais do setor para conduzir a investigação e discutir resultados, desenvolvendo competências de trabalho em equipa.
Ética e responsabilidade social: compreender e aplicar princípios éticos na pesquisa e prática profissional.
Local de trabalho
Sede / CO Torres Vedras
Critérios de seleção
Formação académica: os candidatos devem estar matriculados num curso relacionado com o tema e identificado na área de formação do estudante.
Competências técnicas: média do curso até à presente data maior ou igual a 14.
Competências interpessoais e comportamentais: capacidade de trabalhar em equipe, adaptabilidade e proatividade.
Motivação e interesse pelo setor: os empregadores geralmente procuram estagiários que demonstrem interesse genuíno pelo setor ou pela área de atuação da empresa. Os candidatos que mostram entusiasmo e motivação têm mais oportunidades de se destacar durante o processo de seleção.
Observações
O candidato deve enviar o currículo e carta de motivação para o contacto na Águas do Tejo Atlântico.
Com o estabelecimento do trabalho associado à realização da tese de mestrado serão assinados 2 documentos: um acordo de parceria e um acordo de regulação da confidencialidade.