Website do sistema multimunicipal de saneamento de águas residuais da Grande Lisboa e Oeste

Gestão de Armazéns – Gestão de stocks

21 de outubro, 2025 Fábrica de Água de Alcântara
s

Enquadramento

Desenvolver a metodologia para a classificação dos artigos de stock, com definição do stock mínimo, ponto de encomenda, quantidade de encomenda, etc., tendo em conta as necessidades de manutenção.

Objetivos, resultados esperados e metodologia

Objetivos:

O objetivo consiste na definição de fluxos e regras, bem como a materialização da configuração dos parâmetros MRP-SAP.

Resultados esperados:

- Metodologia de classificação de artigos de stock

- Parâmetros de gestão de stocks definidos

- Configuração dos parâmetros MRP-SAP

Metodologia:

- Elaboração da metodologia para a classificação de artigos de stock e determinação dos parâmetros,

- Aplicação da metodologia desenvolvida na empresa ou a um caso prático, realizando a classificação dos artigos de stock definindo parâmetros de gestão conforme as suas necessidades e características.

- Implementação no SAP ERP

-Avaliação e validação da metodologia implementada

Tarefas

T1. Revisão da literatura – 2 meses

T2. Desenvolvimento da metodologia de classificação – 3 meses

T2.1Recolha e análise de dados para classificação de artigos com base em critérios específicos, como importância e criticidade

T3. Determinação dos parâmetros de gestão de stocks – 3 meses

T4. Materialização da configuração dos parâmetros MRP-SAP – 3 meses

T4.1. Implementação da configuração dos parâmetros MRP-SAP no sistema SAP ERP

T5. Aplicação prática da metodologia desenvolvida a um caso real – 4 meses

T6. Avaliação da eficiência e eficácia da metodologia implementada – 1 mês

Redação da tese – 6 meses

Revisão e defesa da tese – 1 mês

Área de formação do estudante

Engenharia de sistemas: alunos com formação em engenharia de sistema apresentam capacidades analíticas e de modelação valiosas para desenvolver metodologias relacionadas com a gestão do stocks e sistemas de informação.

Engenharia e Gestão Industrial: O aluno com esta formação aborda aspetos relacionados com a gestão de operações, análise de processos e melhoria da eficiência, que são relevantes para o desenvolvimento de soluções e metodologias dedicadas à otimização do processo de gestão.

Tecnologias de Informação: estudantes com formação na área de tecnologias de informação têm os conhecimentos básicos para desenvolver ferramentas para análise de dados, modelagem de sistemas e implementação de sistemas de monitorização e controlo. Estudantes com conhecimentos em tecnologia da informação podem contribuir para o desenvolvimento e implementação de sistemas de gestão de stocks, incluindo sistemas MRP-SAP.

Matemática aplicada ou Estatística: um aluno com sólida formação em matemática ou estatística apresenta conhecimentos ao nível de análises quantitativas e modelação de dados relacionados com o presente tema e previsão da procura.

Logistica e Supply Chain Management: uma formação em logística e gestão de cadeia de abastecimento fornece compreensão aprofundada dos fluxos de materiais, distribuição, transporte e gestão de stocks.

Gestão: um aluno formado em gestão pode possuir conhecimentos sobre métodos de gestão, otimização de processos e tomada de decisão, inclusive competências cruciais para a gestão eficiente de armazéns e de stocks.

Competências a adquirir

Adaptabilidade e aprendizagem contínua: estar aberto a novas ideias, perspetivas e abordagens, e estar disposto a continuar a aprender e a desenvolver-se profissionalmente após a conclusão do programa.

Análise e recolha de dados: dominar a recolha e análise de dados qualitativos e quantitativos de forma a fundamentar as decisões de gestão, stocks e operações de armazenamento, utilizando ferramentas estatísticas e de análise de dados.

Modelação e otimização: desenvolver modelos matemáticos e algoritmos de otimização para determinar os níveis ideais de stock, pontos de encomenda e quantidades de encomenda, maximizando a eficiência operacional.

Gestão de operações: compreensão dos princípios e técnicas de gestão de operações, incluindo planeamento de produção, gestão de inventário, controlo de qualidade e gestão de recursos, aplicáveis aos processos de armazenamento e gestão de stocks.

Resolução de problemas: Competência para identificar e resolver desafios e problemas relacionados com a gestão de stocks e operações de armazenamento, utilizando abordagens analíticas e criativas.

Local de trabalho

Fábrica de Água de Alcântara

Critérios de seleção

Formação académica: os candidatos devem estar matriculados num curso relacionado com o tema e identificado na área de formação do estudante.

Competências técnicas: média do curso até à presente data maior ou igual a 14.

Competências interpessoais e comportamentais: capacidade de trabalhar em equipe, adaptabilidade e proatividade.

Motivação e interesse pelo setor: os empregadores geralmente procuram estagiários que demonstrem interesse genuíno pelo setor ou pela área de atuação da empresa. Os candidatos que mostram entusiasmo e motivação têm mais oportunidades de se destacar durante o processo de seleção.

Observações

O candidato deve enviar o currículo e carta de motivação para o contacto na Águas do Tejo Atlântico.

Com o estabelecimento do trabalho associado à realização da tese de mestrado serão assinados 2 documentos: um acordo de parceria e um acordo de regulação da confidencialidade.