Enquadramento
Pretende-se recolher dados dos instrumentos de processo e monitorizá-los numa plataforma agregadora. O objetivo consiste na disponibilização de dados em tempo real dos equipamentos relevantes nos processos, tais como medidores de caudal afluente, reagentes, etc. Estes instrumentos possuem distintos protocolos de comunicação, pelo que será necessário a implementação de Gateways.
Objetivos, resultados esperados e metodologia
Objetivos:
- Desenvolvimento de uma plataforma com capacidade para recolher, armazenar e processar dados provenientes de diferentes instrumentos em tempo real
- Integração de protocolos de comunicação, permitindo a interoperabilidade entre dispositivos
- Monitorização em tempo real
- Análise e visualização de dados
- Segurança da Informação
Resultados esperados:
- Plataforma funcional
- Interoperabilidade, assegurando a compatibilidade e a comunicação eficaz entre os dispositivos.
- Melhoria da eficiência operacional
Metodologia:
- Levantamento de Requisitos
- Análise de Tecnologias e Ferramentas
- Implementação dos Gateways de Comunicação
- Testes e Validação
- Implementação de um piloto na plataforma em ambiente real
Tarefas
T1. Revisão da literatura e definição da metodologia – 2 meses
T2. Análise de tecnologias – 1 mês
T2.1. Pesquisa e análise de tecnologias existentes para plataformas de digitalização
T2.2. Análise das características e capacidades das ferramentas de gestão de dados em tempo real
T3. Desenvolvimento da plataforma – 4 meses
T3.1. Desenvolvimento da arquitetura de software da plataforma
T3.2. Definição dos Gateways necessários à integração
T3.3. Desenvolvimento da Interface de Utilizador com funcionalidades de monitorização em tempo real
T.3.4. Testes e validação
T4. Implementação da plataforma piloto em ambiente real de produção e monitorização do desempenho – 2 meses
T5. Redação da tese - 6 meses
T6. Revisão e defesa da tese - 1 mês
Área de formação do estudante
Engenharia Eletrotécnica e de computadores: alunos com formação em engenharia eletrotécnica possuem capacidades técnicas essenciais em desenvolvimento de software, redes de comunicação, integração de sistemas e gestão de dados.
Automação, Controlo e Instrumentação: alunos com formação em engenharia de automação, controlo e instrumentação apresentam as competências para desempenhar funções no desenvolvimento, implementação, operação, manutenção e gestão de dispositivos envolvidos na automatização de sistemas a nível da indústria e dos serviços.
Tecnologias de Informação: estudantes com formação na área de tecnologias de informação têm conhecimentos e capacidade para realizar o desenvolvimento de sistemas de software, gestão de dados, comunicação de dados em tempo real e segurança da informação.
Competências a adquirir
Adaptabilidade e aprendizagem contínua: estar aberto a novas ideias, perspetivas e abordagens, e estar disposto a continuar a aprender e a desenvolver-se profissionalmente após a conclusão do programa.
Conhecimento técnico: uma compreensão sólida sobre integração de sistemas e dispositivos de instrumentação de processo, tecnologias de gestão de dados em tempo real e software de plataformas de digitalização,
Competências Analíticas: capacidade para analisar e selecionar tecnologias e ferramentas adequadas, interpretar grandes quantidades de dados, aptidão para identificar padrões e tendências nos dados do processo.
Pensamento criativo e inovador: capacidade para implementar e propor melhorias, adaptação a novas tecnologias e abordagens emergentes na área da digitalização e gestão de dados.
Resolução de problemas: aprender a identificar e definir claramente os problemas, analisar as suas causas subjacentes e desenvolver soluções eficazes e sustentáveis para resolvê-los por meio de abordagens criativas e baseadas em evidências.
Pesquisa e recolha de dados: dominar técnicas de pesquisa, incluindo revisão bibliográfica, recolha e análise de dados qualitativos e quantitativos relevantes para o estudo de forma a fundamentar as melhorias propostas.
Local de trabalho
Fábrica de Água de Alcântara
Critérios de seleção
Formação académica: os candidatos devem estar matriculados num curso relacionado com o tema e identificado na área de formação do estudante.
Competências técnicas: média do curso até à presente data maior ou igual a 14.
Competências interpessoais e comportamentais: capacidade de trabalhar em equipe, adaptabilidade e proatividade.
Motivação e interesse pelo setor: os empregadores geralmente procuram estagiários que demonstrem interesse genuíno pelo setor ou pela área de atuação da empresa. Os candidatos que mostram entusiasmo e motivação têm mais oportunidades de se destacar durante o processo de seleção.
Observações
O candidato deve enviar o currículo e carta de motivação para o contacto na Águas do Tejo Atlântico.
Com o estabelecimento do trabalho associado à realização da tese de mestrado serão assinados 2 documentos: um acordo de parceria e um acordo de regulação da confidencialidade.