Enquadramento
A ETAR de Frielas dispõe de sistema de encaminhamento de gorduras e flutuantes para digestão anaeróbia. O sistema conceptualmente adequado, revela várias dificuldades operacionais que obstam a um funcionamento correto. Pretende-se definição de mapa de melhorias operacionais a implementar de forma a otimizar o sistema.
Objetivos, resultados esperados e metodologia
Objetivos:
- Avaliação do desempenho atual do sistema de encaminhamento de gorduras e flutuantes até aos processos de tratamento
- Definição de melhorias operacionais para otimização do sistema
- Avaliação da implementação das melhorias propostas
- Proposta de recomendações e orientações práticas para a operação e manutenção do sistema
Resultados esperados:
- Identificação das lacunas operacionais do sistema de encaminhamento
- Estabelecimento de um plano de ações especificas para a implementação de melhorias operacionais, com o objetivo de otimizar o funcionamento do sistema
Metodologia:
- Revisão da literatura para compreender o funcionamento dos sistemas de encaminhamento de gorduras e flutuantes, e os princípios subjacentes à digestão anaeróbia
- Levantamento e recolha de dados para identificação e análise detalhada ao sistema existente
- Levantamento e identificação de estrangulamentos
- Elaboração de propostas de medidas de otimização infraestruturais e operacionais
- Definição de capacidade de receção de subprodutos externos
- Elaboração de Caderno de Encargos
Tarefas
T1. Revisão da literatura – 2 meses
T2. Identificação e análise de melhorias – 4 meses
T2.1. Análise do lay out da instalação
T2.3. Proposta de medidas de otimização infraestruturais e operacionais
T2.4. Definição de capacidade de receção de subprodutos externos
T3. Elaboração de Caderno de Encargos – 3 meses
T4. Redação da tese - 6 meses
T5. Revisão e defesa da tese - 1 mês
Área de formação do estudante
Eng.ª Ambiente: alunos com formação em engenharia do ambiente podem contribuir com uma série de conhecimentos e habilidades que envolvem o estudo e a aplicação de princípios científicos e tecnológicos para resolver problemas ambientais, incluindo a gestão e o tratamento de águas residuais, bem como hidráulica sanitária.
Eng.ª Mecânica: alunos com formação em engenharia mecânica possuem capacidade para lidar com aspetos relacionados com as infraestrutura e equipamentos da ETAR, bem como para propor melhorias nos sistemas mecânicos envolvidos no tratamento de águas residuais.
Eng.ª Civil: alunos com formação em engenharia civil podem contribuir com conhecimentos sobre projetos e estruturas hidráulicas e sistemas de tratamento de águas residuais, além de poderem auxiliar na avaliação estrutural da infraestrutura de tratamento.
Competências a adquirir
Pensamento estratégico e inovador: capacidade de desenvolver e implementar estratégias eficazes e cultivar uma mentalidade criativa e inovadora para identificar oportunidades de melhoria e desenvolver soluções novas e eficazes para otimização do sistema de encaminhamento.
Análise crítica: desenvolver competências para avaliar criticamente o funcionamento do sistema, identificando as lacunas e pontos estratégicos e de melhoria, bem como avaliar informações, dados e evidências de maneira objetiva e questionar premissas subjacentes para atingir conclusões fundamentadas.
Pesquisa e recolha de dados: dominar técnicas de pesquisa, incluindo revisão bibliográfica, recolha e análise de dados qualitativos e quantitativos relevantes para o estudo de forma a fundamentar as melhorias propostas.
Conhecimento teórico: adquirir uma compreensão sólida dos princípios e conceitos fundamentais relacionados com o tratamento de águas residuais, digestão anaeróbia, gestão de resíduos e outras áreas relevantes.
Resolução de problemas: aprender a identificar e definir claramente os problemas, analisar as suas causas subjacentes e desenvolver soluções eficazes e sustentáveis para resolvê-los por meio de abordagens criativas e baseadas em evidências.
Adaptabilidade e aprendizagem contínua: estar aberto a novas ideias, perspetivas e abordagens, e estar disposto a continuar a aprender e a desenvolver-se profissionalmente após a conclusão do programa.
Ética e responsabilidade social: compreender e aplicar princípios éticos na pesquisa e prática profissional, demonstrando compromisso com o bem-estar dos trabalhadores.
Local de trabalho
Fábrica de Água de Frielas
Critérios de seleção
Formação académica: os candidatos devem estar matriculados num curso relacionado com o tema e identificado na área de formação do estudante.
Competências técnicas: média do curso até à presente data maior ou igual a 14.
Competências interpessoais e comportamentais: capacidade de trabalhar em equipe, adaptabilidade e proatividade.
Motivação e interesse pelo setor: os empregadores geralmente procuram estagiários que demonstrem interesse genuíno pelo setor ou pela área de atuação da empresa. Os candidatos que mostram entusiasmo e motivação têm mais oportunidades de se destacar durante o processo de seleção.
Observações
O candidato deve enviar o currículo e carta de motivação para o contacto na Águas do Tejo Atlântico.
Com o estabelecimento do trabalho associado à realização da tese de mestrado serão assinados 2 documentos: um acordo de parceria e um acordo de regulação da confidencialidade.