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Análise Comportamental das populações da cidade de Lisboa, no que se refere à deposição inadequada de resíduos na rede de saneamento

21 de outubro, 2025 Centro de Educação Ambiental da Águas do Tejo Atlântico - Fábrica de Água de Beirolas
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Enquadramento

Pretende-se com este tema que o aluno de mestrado estude os comportamentos das diferentes populações servidas pelas FA de Alcântara, Beirolas e Chelas (equacionar integrar Frielas) no que se refere ao descarte inadequado dos resíduos de saneamento na rede de ARU. Após a análise das amostras do gradados das diversas FA, e dos respetivos sistemas de transporte, pretende-se um estudo comparativo por área geográfica, acompanhado da caracterização das populações. Consequentemente, pretende-se a elaboração de um plano de sensibilização, para cada uma das populações (nos bairros e escolas mais representativos) para a adoção de comportamentos mais sustentáveis

Objetivos, resultados esperados e metodologia

Objetivos:

- Investigar os padrões de comportamento das populações de Lisboa em relação à deposição inadequada de resíduos na rede de saneamento.

- Identificar os fatores sociais, culturais, económicos e ambientais que influenciam o comportamento de deposição de resíduos.

- Analisar o impacto da consciencialização pública e das campanhas de sensibilização na redução da deposição inadequada de resíduos.

- Propor recomendações para políticas e intervenções destinadas a promover a mudança de comportamento e reduzir a deposição inadequada de resíduos.

Resultados esperados:

- Compreensão aprofundada dos padrões e fatores determinantes do comportamento de deposição de resíduos nas populações de Lisboa.

- Identificação de oportunidades para a implementação de políticas e intervenções eficazes na redução da deposição inadequada de resíduos.

- Contribuição para o desenvolvimento de estratégias de gestão de resíduos mais sustentáveis e adaptadas às necessidades e realidades da cidade.

Metodologia:

- Realização de levantamentos e entrevistas com as populações de Lisboa para compreender suas perceções, atitudes e práticas em relação à gestão de resíduos.

- Análise de dados qualitativos e quantitativos para identificar padrões e tendências no comportamento de deposição de resíduos.

- Avaliação do impacto de campanhas de sensibilização e políticas de gestão de resíduos na mudança de comportamento das populações.

- Comparação de práticas de gestão de resíduos em diferentes áreas geográficas e demográficas da cidade.

Tarefas

T1. Revisão da literatura e definição da metodologia - 2 meses

T2. Recolha e análise de dados - 3 meses

T2.1. Recolha e análise de gradados (análise semanal) em cada uma das FA

T2.2. Estudo das Populações

T2.3. Análise comparativa das amostras

T3. Proposta de Ações de Sensibilização para a Comunidade e sua implementação – 5 meses

T4. Redação da tese - 6 meses

T5. Revisão e defesa da tese - 1 mês

Área de formação do estudante

Eng.ª Ambiente, Sanitária, Biologia ou áreas afins

Psicologia: alunos com formação em psicologia social têm conhecimento especializado em comportamento humano, processos de tomada de decisão, atitudes e influências sociais, o que é fundamental para entender os fatores psicológicos que influenciam o comportamento de deposição de resíduos.

Sociologia: estudantes com formação em sociologia têm uma compreensão das estruturas sociais, normas culturais, desigualdades sociais e dinâmicas de grupo, o que pode ser útil para analisar as influências sociais e contextuais no comportamento de deposição de resíduos.

Engenharia do Ambiente e Sustentabilidade: alunos com formação em engenharia do ambiente e sustentabilidade têm conhecimento sobre políticas ambientais, práticas de gestão de resíduos e impactos ambientais, o que é relevante para contextualizar a importância da análise comportamental na promoção da sustentabilidade urbana.

Competências a adquirir

Metodologias de pesquisa comportamental: desenvolver competências em métodos de pesquisa qualitativa e quantitativa para recolher dados sobre o comportamento das populações em relação à deposição inadequada de resíduos, incluindo questionários, entrevistas, observação comportamental e análise estatística.

Análise de dados e interpretação de resultados: adquirir competências em análise de dados para identificar padrões, tendências e correlações nos dados recolhidos, e interpretar os resultados da pesquisa de forma significativa para entender o comportamento das populações.

Conhecimento em psicologia social e sociologia: desenvolver uma compreensão profunda dos princípios da psicologia social e sociologia, incluindo teorias de comportamento humano, influências sociais, normas culturais e dinâmicas de grupo, para contextualizar e explicar o comportamento de deposição de resíduos.

Compreensão dos fatores determinantes do comportamento: identificar e analisar os fatores sociais, económicos, culturais, ambientais e psicológicos que influenciam o comportamento das populações em relação à deposição de resíduos, incluindo normas sociais, motivações individuais, perceções de risco e incentivos económicos.

Comunicação eficaz e escrita académica: desenvolver as competências de comunicação escrita e oral para apresentar resultados da investigação de forma clara, persuasiva e acessível a diferentes públicos, incluindo a redação de relatórios, artigos científicos e apresentações académicas.

Pensamento crítico e resolução de problemas: desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de analisar criticamente questões complexas relacionadas ao comportamento humano e à gestão de resíduos, e desenvolver soluções inovadoras para promover mudanças comportamentais positivas.

Ética em pesquisa e responsabilidade social: desenvolver uma consciência ética e um compromisso com a responsabilidade social na condução da pesquisa, garantindo o respeito pelos direitos dos participantes, a integridade dos dados e o impacto positivo na sociedade.

Trabalho em equipe: colaborar com colegas, orientadores e profissionais de diferentes disciplinas para integrar perspetivas interdisciplinares na análise comportamental e abordar desafios complexos de forma colaborativa.

Local de trabalho

Centro de Educação Ambiental da Águas do Tejo Atlântico - Fábrica de Água de Beirolas

Critérios de seleção

Formação académica: os candidatos devem estar matriculados num curso relacionado com o tema e identificado na área de formação do estudante.

Competências técnicas: média do curso até à presente data maior ou igual a 14.

Competências interpessoais e comportamentais: capacidade de trabalhar em equipe, adaptabilidade e proatividade.

Motivação e interesse pelo setor: os empregadores geralmente procuram estagiários que demonstrem interesse genuíno pelo setor ou pela área de atuação da empresa. Os candidatos que mostram entusiasmo e motivação têm mais oportunidades de se destacar durante o processo de seleção.

Observações

O candidato deve enviar o currículo e carta de motivação para o contacto na Águas do Tejo Atlântico.

Com o estabelecimento do trabalho associado à realização da tese de mestrado serão assinados 2 documentos: um acordo de parceria e um acordo de regulação da confidencialidade.