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A abordagem da Comunicação à Água e Ambiente: o papel dos OCS e da informação para a educação social

21 de outubro, 2025 Sede - Fábrica de Água de Alcântara
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Enquadramento

Nos últimos anos tem-se registado uma diminuição de jornalistas com formação ou conhecimento na área do ambiente, estando esta tarefa entregue à área de Sociedade, quando falamos de sustentabilidade ambiental, economia circular, entre outros.

Objetivos, resultados esperados e metodologia

Objetivos:

- Tornar os jornalistas familiarizados com o léxico do ambiente, processos na área de tratamento de águas, residuais em particular, reutilização e importância das Fábricas de Água na questão da saúde pública e ambiente.

- Identificar temas de agenda para tratamento ao longo do ano, contribuindo para literacia ambiental.

- Promover a mudança de mentalidade e adoção de comportamentos mais sustentáveis: Lado B e Vira.

- Investigar como os meios de comunicação social abordam questões relacionadas à água e ao ambiente.

- Analisar o papel da informação na formação da consciência ambiental e na promoção de comportamentos sustentáveis.

- Avaliar a eficácia das estratégias de comunicação e educação ambiental utilizadas pelos meios de comunicação social.

- Propor recomendações para melhorar a comunicação e educação ambiental através dos meios de comunicação social e outros canais de informação.

Com esta iniciativa pretende-se que os temas de ambiente e da água em particular não sejam abordados apenas pela negativa; escassez e inundações, proporcionando um trabalho de formação on-site para permitir um conhecimento mais aprofundado das atividades deste setor essencial, das empresas do Grupo AdP em geral e de tratamento de águas residuais em particular.

Resultados esperados:

- Contribuição para o entendimento do papel dos meios de comunicação social e da informação na conscientização e educação ambiental.

- Identificação de estratégias eficazes de comunicação ambiental e educação para a sustentabilidade.

- Avaliação do impacto das mensagens de comunicação ambiental na conscientização e comportamento do público.

- Recomendações para melhorar a comunicação e educação ambiental através dos meios de comunicação social e outros canais de informação.

Metodologia:

- Revisão da literatura sobre comunicação ambiental, educação para a sustentabilidade e papel dos meios de comunicação social na conscientização ambiental.

- Análise de conteúdo de programas de televisão, artigos de jornais, posts em redes sociais e outros materiais de comunicação relacionados à água e ao ambiente.

- Realização de entrevistas com jornalistas, comunicadores e especialistas em educação ambiental.

- Aplicação de questionários para avaliar o impacto das mensagens de comunicação ambiental na conscientização e comportamento do público.

Tarefas

T1. Revisão da literatura e definição da metodologia - 2 meses

T2. Recolha de dados (estudo de caso, questionários, entrevistas) - 2 meses

T3. Análise dos dados - 1 mês

T4. Redação da tese - 6 meses

T5. Revisão e defesa da tese - 1 mês

Área de formação do estudante

Comunicação: alunos com formação em comunicação com compreensão sólida das teorias e práticas de comunicação, o que é fundamental para analisar e melhorar as estratégias de comunicação no local de trabalho.

Saúde ocupacional e segurança do trabalho: estudantes com formação em saúde ocupacional ou segurança do trabalho com um entendimento profundo dos riscos ocupacionais e das medidas de prevenção necessárias para promover a segurança e a saúde no local de trabalho.

Saúde pública: a formação em saúde pública fornece uma compreensão abrangente dos determinantes de saúde, incluindo fatores sociais, comportamentais e ambientais, que podem influenciar a segurança e a saúde no local de trabalho.

Psicologia organizacional: alunos com formação em psicologia organizacional podem contribuir para a compreensão do impacto da comunicação no clima organizacional, na motivação dos funcionários e no comportamento no local de trabalho.

Sociologia do trabalho: estudantes com formação em sociologia do trabalho podem trazer insights sobre as relações de poder, estruturas sociais e culturais que influenciam a comunicação e as práticas de segurança e saúde no local de trabalho.

Competências a adquirir

Conhecimento em comunicação ambiental: adquirir uma compreensão sólida dos princípios da comunicação ambiental, incluindo teorias, conceitos e estratégias utilizadas na comunicação sobre questões relacionadas com a água e o ambiente.

Análise crítica de mídia: desenvolver competências para analisar criticamente o conteúdo dos meios de comunicação sobre questões ambientais, incluindo sua precisão, equilíbrio, viés e eficácia na transmissão de mensagens ambientais.

Conhecimento em ciências ambientais: desenvolver uma compreensão dos conceitos científicos relacionados com a água e o ambiente, incluindo princípios de ecologia, hidrologia, qualidade da água e conservação ambiental, que são fundamentais para interpretar e comunicar informações sobre esses temas.

Capacidade de pesquisa: dominar técnicas de pesquisa, incluindo revisão bibliográfica, recolha de dados e análise de informações relevantes para a comunicação ambiental e educação social.

Competências em comunicação escrita e oral: aprimorar as competências de comunicação escrita e oral para apresentar ideias, argumentos e resultados de investigação de forma clara, persuasiva e acessível a diferentes públicos, incluindo académicos, profissionais e o público em geral.

Compreensão da educação social e ambiental:  desenvolver uma compreensão dos princípios da educação social e ambiental, incluindo estratégias de engagement comunitário, mobilização social e capacitação para a ação ambiental.

Pensamento criativo e inovador: cultivar a capacidade de pensar de forma criativa e inovadora para desenvolver estratégias eficazes de comunicação e educação ambiental, adaptadas aos desafios e necessidades específicas do públicoalvo.

Trabalho em equipe: colaborar com colegas, orientadores e profissionais do setor para conduzir a investigação, desenvolver materiais de comunicação e implementar programas de educação social e ambiental.

Consciência ética e responsabilidade social: desenvolver uma consciência ética e um compromisso com a responsabilidade social, garantindo a integridade, transparência e respeito pelos valores éticos na comunicação e educação ambiental.

Local de trabalho

Sede – Fábrica de Água de Alcântara

Critérios de seleção

Formação académica: os candidatos devem estar matriculados num curso relacionado com o tema e identificado na área de formação do estudante.

Competências técnicas: média do curso até à presente data maior ou igual a 14.

Competências interpessoais e comportamentais: capacidade de trabalhar em equipe, adaptabilidade e proatividade.

Motivação e interesse pelo setor: os empregadores geralmente procuram estagiários que demonstrem interesse genuíno pelo setor ou pela área de atuação da empresa. Os candidatos que mostram entusiasmo e motivação têm mais oportunidades de se destacar durante o processo de seleção.

Observações

O candidato deve enviar o currículo e carta de motivação para o contacto na Águas do Tejo Atlântico.

Com o estabelecimento do trabalho associado à realização da tese de mestrado serão assinados 2 documentos: um acordo de parceria e um acordo de regulação da confidencialidade.