Fábrica de Água de São Martinho do Porto
A Fábrica de Água de São Martinho do Porto parte dos Municípios de Alcobaça (Freguesias de Alfeizerão, Benedita, Cela, Évora de Alcobaça, S. Martinho do Porto, Turquel e Vimeiro) e de Caldas da Rainha (Freguesia de Salir do Porto).
Com capacidade para servir uma população de 35.000 habitantes-equivalente, este sistema está dimensionado para tratar um caudal médio diário de 5.425 metros cúbicos.
Depois de tratada a água é devolvida ao oceano Atlântico durante os meses maio a setembro (inclusive), e na ribeira de Alfeizerão (sub-bacia hidrográfica do rio Tornada) durante o restante período do ano.
Sendo a maior infraestrutura de saneamento na sub-bacia hidrográfica do rio Tornada, tem um papel fundamental na despoluição da Baía de São Martinho do Porto, permitindo o correspondente benefício da qualidade da água balnear das praias de Salir do Porto e de São Martinho do Porto.
O sistema de saneamento integra, para além da Fábrica de Água, o Emissário da Ribeira de Alfeizerão, a Conduta Elevatória, o Emissário Final e o Exutor Submarino, este último localizado junto à arriba de Salir do Porto, que permitem que a água, depois de submetida a tratamento adequado, seja devolvida em mar aberto (entre maio e setembro).
O investimento efetuado neste sistema foi de 7,5 milhões de euros, financiados em 85% pelo Fundo de Coesão da União Europeia.
A Fábrica de Água de São Martinho do Porto
Em funcionamento desde agosto de 2006, a Fábrica de Água de São Martinho do Porto é a principal infraestrutura responsável pela despoluição da Baía de São Martinho do Porto.
O processo de tratamento da Fábrica de Água de São Martinho do Porto consiste num sistema de lamas ativadas por arejamento prolongado e dispõe de desinfeção final do efluente tratado por radiações ultravioleta, de modo a dar cumprimento aos objetivos de qualidade estabelecidos no quadro normativo que regula a descarga de águas residuais urbanas, os usos do meio recetor (sub-bacia do rio Tornada e oceano Atlântico) e a preservação do Ambiente, permitindo a reutilização para usos internos – rega e lavagens), num ciclo que alia eficiência à responsabilidade ambiental.
Dados Operacionais (2024)
Qualidade, monitorização e impacto
A Fábrica de Água de São Martinho do Porto realiza análises contínuas à água tratada para garantir que o efluente descarregado cumpre os mais exigentes padrões de qualidade. Estes controlos abrangem o desempenho dos sistemas elevatórios e das etapas de tratamento, desde a chegada à devolução ao meio recetor.
As análises asseguram a conformidade ambiental, otimizam o desempenho da instalação e permitem avaliar a eficiência energética dos processos. O objetivo é garantir um funcionamento sustentável e fiável em todas as fases do ciclo.
Serviços e Produtos
Na Fábrica de Água de São Martinho do Porto, a valorização dos recursos é parte integrante do processo de tratamento.
Da água usada tratada nascem novos produtos e soluções que representam o compromisso com a economia circular e a sustentabilidade.
Ainda que não estejam disponíveis para fornecimento direto, estes recursos demonstram o potencial de transformação do ciclo urbano da água.
Na Fábrica de Água de São Martinho do Porto em 2024, foram produzidos 2 296 m³ de água+ para rega de espaços verdes e usos internos (água de serviço) e 811,30 toneladas de biolamas+.
água+
A água tratada ganha uma nova vida através da valorização, água+, promove a sua reutilização em aplicações não potáveis, como rega de espaços verdes, usos industriais e agrícolas.
Biolamas+
As biolamas+ resultam do tratamento de águas usadas e podem ser valorizadas como fertilizante orgânico e bionutriente natural, promovendo a regeneração dos solos.
ONDE ESTAMOS
Contacte-nos
Fábrica de Água de São Martinho do Porto
Rua do Outeiro
2460-673 São Martinho do Porto