Fábrica de Água da Charneca
A Fábrica de Água da Charneca localiza-se junto à Lagoa de Óbidos, no lugar de Arelho, Freguesia de Santa Maria, Município de Óbidos e serve parte dos Municípios de Bombarral (Freguesias de Bombarral, Carvalhal, Roliça, Vale Covo e Pó), Cadaval (Freguesias de Lamas, Pêro Moniz, Vermelha e Vilar) e Óbidos (Freguesias de Amoreira, Olho Marinho, Sobral da Lagoa e Vau). É a maior infraestrutura de saneamento na sub-bacia hidrográfica dos rios Real e Arnóia, tendo por isso um papel fundamental na despoluição da Lagoa de Óbidos. Com capacidade para servir um equivalente populacional de 30.000 habitantes, está dimensionada para tratar um caudal médio de 4.552 metros cúbicos por dia.
A Fábrica de Água da Charneca
Em funcionamento desde julho de 2006, a Fábrica de Água da Charneca é a principal infraestrutura responsável pela despoluição da Bacia Hidrográfica da Lagoa de Óbidos.
Com um sistema de saneamento complexo, tem como principais sistemas intercetores afluentes o Real e o Arnóia, cujos nomes se devem à presença dos rios Real e Arnóia (principais linhas de água da Bacia Hidrográfica da Lagoa de Óbidos).
Constituída por duas linhas de tratamento, que lhe confere uma grande flexibilidade operacional, depois do tratamento a água é devolvida em segurança ao Oceano Atlântico, através do exutor submarino da Foz do Arelho. Deste modo, e de acordo com a legislação em vigor, o tratamento implementado é de nível Secundário (lamas ativadas em baixa carga). Uma pequena parte da água tratada é desinfetada com radiações UV, permitinho a reutilização (ao momento apenas para usos internos – rega e lavagens), num ciclo que alia eficiência à responsabilidade ambiental.
Com uma forte componente de educação ambiental, em redor do ecossistema lagunar que é a Lagoa de Óbidos, servindo como ponto de partida para projetos de literacia de Natureza como o BioLagoa de Óbidos, refletindo o compromisso da Águas do Tejo Atlântico com as populações que serve, a economia circular e a proteção da Lagoa de Óbidos.
Dados Operacionais (2024)
Qualidade, monitorização e impacto
A Fábrica de Água da Charneca realiza análises contínuas à água tratada para garantir que o efluente descarregado cumpre os mais exigentes padrões de qualidade. Estes controlos abrangem o desempenho dos sistemas elevatórios e das etapas de tratamento, desde a chegada à devolução ao meio recetor.
As análises asseguram a conformidade ambiental, otimizam o desempenho da instalação e permitem avaliar a eficiência energética dos processos. O objetivo é garantir um funcionamento sustentável e fiável em todas as fases do ciclo.
A qualidade da água devolvida ao meio recetor (Oceano Atlântico) tem impacto direto no ecossistema da Lagoa de Óbidos. Por isso, a monitorização regular é essencial para proteger a biodiversidade, manter o equilíbrio ecológico e assegurar uma devolução segura da água ao meio natural.
Serviços e Produtos
Na Fábrica de Água da Charneca, a valorização dos recursos é parte integrante do processo de tratamento.
Da água usada tratada nascem novos produtos e soluções que representam o compromisso com a economia circular e a sustentabilidade.
Ainda que não estejam disponíveis para fornecimento direto, estes recursos demonstram o potencial de transformação do ciclo urbano da água.
Na Fábrica da Charneca, foram produzidos 2 757 m³ de água+ em 2024 para rega de espaços verdes e usos internos (água de serviço) e 2 217 toneladas de biolamas+.
água+
A água tratada ganha uma nova vida através da valorização, água+, promove a sua reutilização em aplicações não potáveis, como rega de espaços verdes, usos industriais e agrícolas.
Biolamas+
As biolamas+ resultam do tratamento de águas usadas e podem ser valorizadas como fertilizante orgânico e bionutriente natural, promovendo a regeneração dos solos.
ONDE ESTAMOS
Contacte-nos
Fábrica de Água da Charneca
Arelho
2510-193 ÓBIDOS