Website do sistema multimunicipal de saneamento de águas residuais da Grande Lisboa e Oeste

RecPeN

O projeto RecPeN - Recuperação de Fósforo e Desamonificação Sidestream (AdP Inovação Proativa) visa desenvolver uma tecnologia inovadora para a recuperação de fósforo e azoto das escorrências geradas nas etapas de espessamento e desidratação de lamas em ETAR, integrando desamonificação e stripping de sulfato de amónia. A solução promove a recuperação de nutrientes, reduz a recirculação de carga e gera um produto neutro em carbono e com potencial de aplicação como fertilizante, reforçando a economia circular no setor da água.

Contexto

A gestão eficiente dos nutrientes nas estações de tratamento de águas residuais é um dos grandes desafios do setor da água, especialmente no que diz respeito à recuperação de fósforo e azoto, elementos essenciais, mas finitos, cuja presença em excesso pode causar impactos ambientais significativos. O projeto RecPeN surge como uma resposta inovadora a este desafio, apostando no desenvolvimento de tecnologias circulares que transformam subprodutos do tratamento de águas em recursos de valor acrescentado.

Através de uma solução tecnológica que integra a recuperação eficiente de nutrientes e a desamonificação das escorrências geradas nas etapas de espessamento e desidratação de lamas, o RecPeN permite reduzir a recirculação de carga ao início do processo e melhorar o desempenho global das ETAR. O projeto contribui, assim, para uma gestão mais sustentável dos recursos, alinhada com os princípios da economia circular e da neutralidade carbónica, resultando na criação de um produto final com valor comercial, aplicável como fertilizante funcional.

ETAR de Évora

ETAR de Évora

ETAR de Coimbrão

ETAR de Coimbrão

ETAR de Frielas

Fábrica de Água de Frielas

RecPen Ensaios Laboratoriais

Ensaios Laboratoriais

Parceiros

  • EPAL - Empresa Portuguesa das Águas Livres

  • Águas do Vale do Tejo 

  • Águas do Centro Litoral

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Sem conteúdo para apresentar