Contribuímos para uma gestão sustentável e inovadora do ciclo da água.
Trabalhamos todos os dias para garantir um serviço seguro e de qualidade às pessoas, salvaguardando o ambiente e o capital natural do nosso país.
Transformamos as águas usadas em novos recursos.
Através de processos tecnológicos avançados, produzimos água reciclada, energia e biolamas, contribuindo para a economia circular e para a sustentabilidade do território.
As pessoas são o centro da nossa missão.
Valorizamos o conhecimento, o bem-estar e o desenvolvimento de quem faz parte da Tejo Atlântico, promovendo uma cultura de colaboração participativa, inovação e compromisso com o futuro.
Inovar faz parte da nossa identidade.
Desenvolvemos soluções que otimizam processos, reduzem impactos ambientais e abrem caminho a uma gestão mais inteligente, circular e sustentável da água.
A sustentabilidade é o eixo da nossa atuação.
Integramos desafios ambientais, sociais e económicos em cada decisão, alinhando-nos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e com o compromisso de um Planeta melhor.
Comunicamos com transparência e propósito.
Partilhamos os nossos projetos, resultados e compromissos, reforçando a confiança e o envolvimento de todos na preservação dos recursos hídricos através de uma linguagem contemporânea e objetiva.
SARS Control
O projeto Portugal 2020 SARS Control - Avaliação dos impactos de SARS-CoV-2 no ciclo urbano da água e dos efeitos a jusante em Saúde Pública (POCI-01-02B7-FEDER-070076; LISBOA-01-02B7-FEDER-070076; ALG-01-02B7-FEDER070076), avaliou o impacto do SARS-CoV-2 no ciclo urbano da água, incluindo a eficiência da sua remoção nas ETAR, a presença do vírus em subprodutos e a sua correlação com parâmetros microbiológicos e de micropoluentes. O projeto apoiou a avaliação de riscos e estratégias de mitigação para a saúde pública.
Contexto
O projeto SARS Control tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre o comportamento do vírus SARS-CoV-2 nas águas residuais urbanas, analisando a sua presença nas fases líquida e sólida e avaliando em que medida as ETAR funcionam como barreiras eficazes à viabilidade e disseminação do vírus.
Através da monitorização e da análise de indicadores microbiológicos e ambientais, o projeto procura também avaliar os impactos diretos e indiretos na saúde pública e nos ecossistemas, decorrentes dos fluxos gerados nas ETAR.
Integrado numa perspetiva de economia circular, o SARS Control reforça o papel estratégico do setor da água na mitigação dos efeitos da atividade humana sobre o ambiente e na prevenção de riscos sanitários, contribuindo para uma gestão mais resiliente, sustentável e informada dos sistemas de saneamento.
Parceiros
• AdP VALOR - Serviços Ambientais, S.A.
• Águas do Norte, S.A.
• Águas do Centro Litoral, S.A.
• Águas do Algarve, S.A.
• SIMDOURO - Saneamento do Grande Porto, S.A.
• SIMARSUL - Saneamento da Península de Setúbal, S.A.
• Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
• Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa
• Universidade do Minho
Cofinanciamento
![]()
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Sem conteúdo para apresentar