Contribuímos para uma gestão sustentável e inovadora do ciclo da água.
Trabalhamos todos os dias para garantir um serviço seguro e de qualidade às pessoas, salvaguardando o ambiente e o capital natural do nosso país.
Transformamos as águas usadas em novos recursos.
Através de processos tecnológicos avançados, produzimos água reciclada, energia e biolamas, contribuindo para a economia circular e para a sustentabilidade do território.
As pessoas são o centro da nossa missão.
Valorizamos o conhecimento, o bem-estar e o desenvolvimento de quem faz parte da Tejo Atlântico, promovendo uma cultura de colaboração participativa, inovação e compromisso com o futuro.
Inovar faz parte da nossa identidade.
Desenvolvemos soluções que otimizam processos, reduzem impactos ambientais e abrem caminho a uma gestão mais inteligente, circular e sustentável da água.
A sustentabilidade é o eixo da nossa atuação.
Integramos desafios ambientais, sociais e económicos em cada decisão, alinhando-nos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e com o compromisso de um Planeta melhor.
Comunicamos com transparência e propósito.
Partilhamos os nossos projetos, resultados e compromissos, reforçando a confiança e o envolvimento de todos na preservação dos recursos hídricos através de uma linguagem contemporânea e objetiva.
LIFE Impetus
· O projeto LIFE Impetus - Improving current barriers for controlling pharmaceutical compounds in urban wastewater treatment plants (LIFE14 ENV/PT/000739) visou melhorar a remoção de compostos farmacêuticos em ETAR, testando adsorventes sustentáveis feitos de resíduos vegetais como alfarroba e cortiça. O projeto demonstrou a viabilidade de soluções mais ecológicas e confirmou que o tratamento convencional já atua como barreira para alguns destes compostos.
Contexto
Projeto Life Impetus
O projeto LIFE Impetus foi cofinanciado pelo programa LIFE, subprograma Ambiente, área prioritária LIFE Environment & Resource Efficiency. por um período de quatro anos (janeiro 2016 – dezembro 2019). O projeto teve um orçamento total de 1.492.452 EUR, sendo cofinanciado em 855.589 EUR.
O projeto teve como objetivo a implementação de medidas para melhorar a remoção de compostos farmacêuticos em ETAR com sistemas de tratamento por lamas ativadas. Utilizando testes de campo em duas ETAR em Portugal, o projeto demonstrou a viabilidade de usar novos adsorventes (produzidos a partir de resíduos vegetais como alfarroba e cortiça) e biopolímeros para remover os contaminantes de forma mais sustentável.
Os resultados permitiram concluir que o tratamento convencional nas ETAR é uma barreira efetiva para alguns compostos farmacêuticos.
Parceiros
Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P.
Universidade do Algarve
Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
EHS - Environment and Regional Development Consulting, Lda.
SIMTEJO – Sistema Integrado dos Municípios do Tejo e Trancão, S.A.
Águas do Algarve, S.A.
EPAL - Empresa Portuguesa das Águas Livres, S.A.
Prémios e Reconhecimento
Foi galardoado com o prémio PT GLOBAL WATER AWARDS 2019 na categoria de I+D+I.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Sem conteúdo para apresentar