InteGrid
A visão do projeto H2020 InteGrid - Demonstration of INTElligent grid technologies for renewables INTEgration and INTEractive consumer participation enabling INTEroperable market solutions and INTErconnected stakeholders (GA n.º 731218) é aproximar os cidadãos dos fornecedores de tecnologias e soluções, como empresas de serviços públicos, agregadores, fabricantes e outros agentes de serviços energéticos, expandindo o papel dos operadores de sistemas de distribuição (DSO) de simples distribuidores e prestadores de acesso a facilitadores ativos do mercado e prestadores de serviços de otimização do sistema, garantindo simultaneamente sustentabilidade, segurança e qualidade do fornecimento.
Contexto
INTEGRID - Challenge, Objectives and Expected Results.
O projeto InteGrid visou demonstrar de que forma os Operadores do Sistema de Distribuição (DSO) de Portugal, Suécia e Eslovénia podem permitir que todas as partes interessadas participem ativamente no mercado de energia e gestão da rede de distribuição, bem como desenvolver e implementar novos modelos de negócio, fazendo uso de novas abordagens de gestão de dados e de envolvimento do consumidor.
Financiado pelo programa H2020, o projeto foi dinamizado por um consórcio de 14 parceiros de 8 estados membros e inclui 3 DSO e seus retalhistas, empresas inovadoras de TIC e fabricantes de equipamentos, clientes, 1 start-up na área de envolvimento de comunidades e instituições de I&D de excelência.
A visão do projeto InteGrid foi construir uma ponte entre os cidadãos, a tecnologia e os outros participantes do sistema de energia, demonstrando soluções escaláveis e replicáveis num ambiente integrado que permitem que os DSO planeiem e operem a rede com uma elevada taxa de recursos energéticos renováveis distribuídos de uma forma estável, segura e económica, aproveitando a flexibilidade existente e pela interação com diferentes stakeholders.
Os resultados demonstraram o sucesso das soluções testadas nos diferentes demonstradores, fornecendo indicações relevantes para a gestão das redes de DSO através de smart-grids. Pretendeu-se neste projeto desenvolver, avaliar e aproximar do mercado a integração combinada da sua cadeia de valor como um sistema coeso. Em particular, o valor da difusão de tecnologias nos locais de demonstração para o reforço da liderança da indústria europeia.
A Tejo Atlântico, para além do estudo da flexibilidade do consumo de energia, enquanto caso de estudo de estações de tratamento de águas residuais, no sentido participar ativamente no mercado de energia e na ajuda à gestão da rede de distribuição, teve ainda como objetivo desenvolver uma ferramenta que permita otimizar o consumo de energia em estações elevatórias com variação de velocidade para otimização do consumo de energia.
O InteGrid permitiu testar a flexibilidade do consumo de energia através da construção de matrizes de flexibilidade - Water2Flex, o desenvolvimento de medidores low-cost de energia e a instalação de RTU para consumo instantâneo da energia consumida. Através do desenvolvimento de algoritmos de otimização, o p-Optimizer, foi possível uma redução do consumo de energia em termos médios de 9% na Estação Elevatória intermédia de Alcântara. O sucesso desta solução deu ainda início a um processo de registo de patente.
Parceiros
• E-REDES – Distribuição de Eletricidade, S.A.
• Austrian Institute of Technology GmbH (AIT)
• NEW R&D – Centre for New Energy Technologies, S.A.
• cyberGRID GmbH & Co. KG
• Elektro Ljubljana, d.d.
• GE Grid Solutions (UK) Ltd.
• INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência
• DNV GL Netherlands B.V. (atualmente DNV Netherlands B.V.)
• KTH – Royal Institute of Technology
• SIMAB – Sociedade Instaladora de Mercados Abastecedores, S.A. (LocalLife)
• IIT – Institute for Research in Technology, Universidad Pontificia Comillas
• Ellevio AB
• SAP SE
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Sem conteúdo para apresentar