Contribuímos para uma gestão sustentável e inovadora do ciclo da água.
Trabalhamos todos os dias para garantir um serviço seguro e de qualidade às pessoas, salvaguardando o ambiente e o capital natural do nosso país.
Transformamos as águas usadas em novos recursos.
Através de processos tecnológicos avançados, produzimos água reciclada, energia e biolamas, contribuindo para a economia circular e para a sustentabilidade do território.
As pessoas são o centro da nossa missão.
Valorizamos o conhecimento, o bem-estar e o desenvolvimento de quem faz parte da Tejo Atlântico, promovendo uma cultura de colaboração participativa, inovação e compromisso com o futuro.
Inovar faz parte da nossa identidade.
Desenvolvemos soluções que otimizam processos, reduzem impactos ambientais e abrem caminho a uma gestão mais inteligente, circular e sustentável da água.
A sustentabilidade é o eixo da nossa atuação.
Integramos desafios ambientais, sociais e económicos em cada decisão, alinhando-nos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e com o compromisso de um Planeta melhor.
Comunicamos com transparência e propósito.
Partilhamos os nossos projetos, resultados e compromissos, reforçando a confiança e o envolvimento de todos na preservação dos recursos hídricos através de uma linguagem contemporânea e objetiva.
ECOVAL
O projeto Interreg SUDOE ECOVAL – Estratégias de coordenação de gestão e valorização de lamas e biorresíduos na região SUDOE (SOE4/P1/E110), propôs um novo modelo de valorização de resíduos orgânicos urbanos e lamas de depuração, recorrendo a biotecnologias inovadoras que convertem o carbono orgânico em bioprodutos de valor acrescentado.
O objetivo é criar uma cadeia de valor para a produção de ácidos gordos voláteis (VFA), aplicáveis nas indústrias de plásticos, lubrificantes e agroquímicos, e desenvolver um modelo integrado de gestão de resíduos urbanos, promovendo a economia circular, a redução de resíduos e a proteção ambiental.
Contexto
Na região SUDOE, que abrange Portugal continental, o sudoeste de França e grande parte de Espanha, são produzidas anualmente cerca de 11 milhões de toneladas de biorresíduos e 1,3 milhões de toneladas de lamas provenientes das estações de tratamento de águas e águas residuais. O projeto ECOVAL surge para valorizar estes resíduos através da produção de ácidos gordos voláteis e fertilizantes, superando barreiras legais, tecnológicas e sociais que limitam a sua reutilização.
Organizado em vários grupos de trabalho, o ECOVAL analisa os sistemas atuais de gestão, otimiza a produção de AGV em escala piloto, adapta os produtos às necessidades do mercado e avalia o seu impacto ambiental, económico e legal. O projeto contribui, assim, para fechar o ciclo da matéria orgânica, fomentar novas oportunidades de negócio sustentável e impulsionar uma gestão integrada e circular dos biorresíduos no território SUDOE.
Parceiros
• Universidade de Santiago de Compostela (USC)
• Institut National des Sciences Appliquées de Toulouse (INSA Toulouse)
• Fundación Centro Gallego de Investigaciones del Agua – CETAQUA
• Fundación Patrimonio Natural de Castilla y León (FPNCYL)
• Fundación Empresa-Universidad Gallega (FEUGA)
• Porto Ambiente – Empresa Municipal de Ambiente do Porto, E.M., S.A.
• NEREUS – Network on Resource Recovery and Reuse of Wastewater
Deliverables
Guia de boas práticas
Poster
Folheto
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Sem conteúdo para apresentar