Contribuímos para uma gestão sustentável e inovadora do ciclo da água.
Trabalhamos todos os dias para garantir um serviço seguro e de qualidade às pessoas, salvaguardando o ambiente e o capital natural do nosso país.
Transformamos as águas usadas em novos recursos.
Através de processos tecnológicos avançados, produzimos água reciclada, energia e biolamas, contribuindo para a economia circular e para a sustentabilidade do território.
As pessoas são o centro da nossa missão.
Valorizamos o conhecimento, o bem-estar e o desenvolvimento de quem faz parte da Tejo Atlântico, promovendo uma cultura de colaboração participativa, inovação e compromisso com o futuro.
Inovar faz parte da nossa identidade.
Desenvolvemos soluções que otimizam processos, reduzem impactos ambientais e abrem caminho a uma gestão mais inteligente, circular e sustentável da água.
A sustentabilidade é o eixo da nossa atuação.
Integramos desafios ambientais, sociais e económicos em cada decisão, alinhando-nos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e com o compromisso de um Planeta melhor.
Comunicamos com transparência e propósito.
Partilhamos os nossos projetos, resultados e compromissos, reforçando a confiança e o envolvimento de todos na preservação dos recursos hídricos através de uma linguagem contemporânea e objetiva.
ECO2COVID
O projeto Portugal 2020 ECO2COVID – Desenvolvimento de plataformas para deteção e monitorização em águas do Coronavírus (POCI-01-02B7-FEDER-068174, LISBOA-01-02B7-FEDER-068174) é centrado no desenvolvimento de biossensores óticos e eletroquímicos inovadores para deteção e monitorização do SARS-CoV-2 em águas residuais. O sistema foi concebido para testes in situ, rápidos e de baixo custo, utilizando materiais biodegradáveis, contribuindo para uma monitorização eficiente e sustentável do vírus.
Contexto
O ECO2COVID, projeto com o objetivo de criar plataformas inovadoras de deteção do coronavírus SARS-CoV-2 em águas residuais. Através do uso de biossensores óticos e eletroquímicos, estas soluções permitem uma monitorização rápida, segura e de baixo custo, utilizando materiais biodegradáveis e tecnologia que possibilita a recolha automática e georreferenciada dos dados.
O projeto contribuiu para o desenvolvimento de ferramentas que apoiam estudos epidemiológicos baseados em águas residuais, reforçando a capacidade de resposta a surtos virais e promovendo uma abordagem sustentável e tecnológica à saúde pública.
Parceiros
• INOVA+, Innovation Services S.A
• Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa
• Universidade de Coimbra
Cofinanciamento

CONTEÚDOS RELACIONADOS
Sem conteúdo para apresentar