Website do sistema multimunicipal de saneamento de águas residuais da Grande Lisboa e Oeste
logo-S-eco2covid.jpg

ECO2COVID

O projeto Portugal 2020 ECO2COVID – Desenvolvimento de plataformas para deteção e monitorização em águas do Coronavírus (POCI-01-02B7-FEDER-068174, LISBOA-01-02B7-FEDER-068174) é centrado no desenvolvimento de biossensores óticos e eletroquímicos inovadores para deteção e monitorização do SARS-CoV-2 em águas residuais. O sistema foi concebido para testes in situ, rápidos e de baixo custo, utilizando materiais biodegradáveis, contribuindo para uma monitorização eficiente e sustentável do vírus.

Contexto

O ECO2COVID, projeto com o objetivo de criar plataformas inovadoras de deteção do coronavírus SARS-CoV-2 em águas residuais. Através do uso de biossensores óticos e eletroquímicos, estas soluções permitem uma monitorização rápida, segura e de baixo custo, utilizando materiais biodegradáveis e tecnologia que possibilita a recolha automática e georreferenciada dos dados.

O projeto contribuiu para o desenvolvimento de ferramentas que apoiam estudos epidemiológicos baseados em águas residuais, reforçando a capacidade de resposta a surtos virais e promovendo uma abordagem sustentável e tecnológica à saúde pública.

Parceiros

• INOVA+, Innovation Services S.A

• Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa

• Universidade de Coimbra

Cofinanciamento

Cofinanciamento lisboa2020 compete2020.png

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Sem conteúdo para apresentar