Website do sistema multimunicipal de saneamento de águas residuais da Grande Lisboa e Oeste
logo_projeto_circrural_wide.jpg

CircRuRaL4'0

·       O projeto Interreg SUDOE CircRuRaL4’0 – Para uma conceção circular e inteligente de gestão de águas residuais em áreas rurais (SOE2/P1/E0539), consistiu em transformar pequenas e médias ETAR em áreas rurais em unidades de recuperação de recursos. Para tal, ao contrário das grandes instalações onde a recuperação é realizada localmente, a abordagem proposta baseia-se numa visão holística da gestão de resíduos e águas residuais, em que os subprocessos que permitem a recuperação de recursos em grandes ETAR são distribuídos geograficamente para garantir a viabilidade económica e ambiental de todo o sistema.

Contexto

Discover CircRuRal 4'0 (Interreg Sudoe 2014-2020)

O projeto CircRural4.0 teve o objetivo de desenvolver e validar novas soluções tecnológicas em pequenas Fábricas de Água (FA) em áreas rurais, que permitam viabilizar economicamente a recuperação de nutrientes, como o azoto e o fósforo, e a produção de biogás a partir de subprodutos do tratamento de águas residuais e resíduos sólidos orgânicos.

Comparativamente, FA de menores dimensões tem maiores custos de energia do que as de maior dimensão por efluente tratado, uma vez que às FA de maiores dimensões podem encontrar-se associados controladores avançados no tratamento biológico e podem também produzir biogás, que convertem em calor e eletricidade, minimizando o seu consumo de energia. Em alguns casos, as necessidades energéticas ainda são mais reduzidas dado que são codigeridos resíduos orgânicos industriais para produção de biogás.

As FA em áreas rurais oferecem uma elevada flexibilidade de adaptação a diferentes estratégias operacionais. Portanto, as modificações necessárias para garantir os novos paradigmas da economia circular são possíveis de implementação e validação em grande escala. Esta possibilidade tecnológica e económica irá facilitar a implementação progressiva das novas abordagens propostas em diversas áreas rurais do Sudoeste Europeu e noutros locais.

O projeto CircRural4.0 pretende desenvolver, implementar e validar tecnologias inovadoras e soluções de gestão especialmente concebidas para o tratamento integrado das águas residuais e dos resíduos agroalimentares em áreas rurais. Estas soluções consistem em 4 produtos tecnológicos: um produto de controlo avançado que permitirá a remoção biológica do fósforo em valas de oxidação, um software de análise de dados de operação das FA, uma tecnologia de tratamento que combina a codigestão anaeróbia a seco com a precipitação de azoto e fósforo e, por último, um software baseado em modelos matemáticos que ajudará na conceção de soluções otimizadas para a gestão integrada de águas residuais, lamas e resíduos agroalimentares em zonas rurais.

Atualmente o projeto CircRural4.0 encontra-se em curso, começando a desenvolver e testar as soluções inovadoras, no sentido de demonstrar os benefícios da instalação de tecnologias de controlo avançadas em FA rurais. Este é um passo no sentido de melhorar o serviço prestado pelas infraestruturas de tratamento de águas residuais, nomeadamente através da melhoria da qualidade da água a descarregar, da eficiência energética e da recuperação de recursos, promovendo a sua sustentabilidade ambiental e económica a longo prazo e contribuindo para beneficiar a qualidade de vida dos habitantes das zonas rurais.

Parceiros

• Asociación Centro Tecnológico Ceit-IK4

• Fundación Instituto Tecnológico de Galicia

• Institut National des Sciences Appliquées de Toulouse (INSA Toulouse)

• Asociación Empresarial de Investigación Centro Tecnológico Nacional Agroalimentario de Extremadura (CTAEX)

• Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (FCT NOVA)

• Consorcio para la Gestión de Servicios Medioambientales de la Provincia de Badajoz (PROMEDIO)

• Syndicat Mixte de l’Eau et de l’Assainissement de Haute-Garonne (SMEA 31)

• Agencia EFE, S.A.U. – S.M.E.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Sem conteúdo para apresentar