Ideias que transformam o futuro da água
O Desafio à Inovação – Prémio Inovação Tejo Atlântico é uma iniciativa que reflete o nosso compromisso com o futuro da água e com a criação de valor sustentável.
Promovemos a inovação aberta, aproximando a ciência, a tecnologia e a indústria, e incentivando o desenvolvimento de soluções aplicáveis que contribuam para a eficiência, a sustentabilidade e a qualidade dos nossos serviços.
O que é o Desafio à Inovação
O Desafio à Inovação tem como objetivo dinamizar e consolidar a cultura de inovação e cooperação entre o setor empresarial e a comunidade científica, premiando as ideias e projetos que fazem a diferença no setor da água.
Trata-se de um concurso promovido pela Águas do Tejo Atlântico, cujo trabalho abrange a recolha, o tratamento e a rejeição de efluentes domésticos e urbanos de cerca de 2,4 milhões de habitantes, em 23 municípios da Grande Lisboa e do Oeste.
Procuramos soluções inovadoras que contribuam para a eficiência e eficácia dos nossos processos e atividades, reforçando a sustentabilidade da operação e a valorização dos recursos que gerimos.
Um júri independente seleciona até três projetos vencedores, que se destaquem pelo seu carácter inovador e pelos benefícios mensuráveis que gerem para a Tejo Atlântico.
Quem pode participar
O Desafio está aberto a todas as pessoas e entidades com vontade de contribuir para o futuro da água — em Portugal ou no estrangeiro.
Podem candidatar-se:
Trabalhadores da Águas do Tejo Atlântico e do Grupo Águas de Portugal;
Estudantes universitários e investigadores;
Startups, empresas e empreendedores;
ONG’s e diferentes atores do ciclo urbano da água.
As candidaturas podem ser individuais ou em parceria, e as ideias ou projetos podem encontrar-se em diferentes fases de maturidade — desde o conceito inicial até à implementação ou resultados obtidos em teses académicas.
O que procuramos
Procuramos ideias e projetos inovadores, exequíveis e com impacto positivo para a Águas do Tejo Atlântico, que apresentem vantagens nas vertentes:
• Económica: otimização de custos, eficiência energética ou digitalização;
• Ambiental: valorização de recursos, reutilização de água, redução de emissões;
• Qualidade do serviço: melhoria da operação, monitorização, manutenção ou segurança.
As propostas devem estar baseadas em conhecimento técnico e científico, sustentadas em revisão bibliográfica e com evidências de resultados vantajosos.
Os nossos desafios
O Desafio à Inovação abrange todas as áreas da nossa atividade, desde a recolha e tratamento das águas residuais até à sua reutilização e valorização, incluindo também os processos transversais que garantem a nossa missão:
Gerir, de forma eficiente e sustentável, o sistema multimunicipal de saneamento de águas residuais da Grande Lisboa e Oeste, assegurando a qualidade, a continuidade e a otimização dos serviços públicos de águas — protegendo a saúde pública, o bem-estar das populações e o ambiente, e contribuindo para o desenvolvimento regional e para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
CONTEÚDOS RELACIONADOS