Enquadramento
Pretende-se com este tema que o aluno de mestrado estude as espécies de plantas existentes no Telhado Verde de Alcântara, definindo as que estão melhor adaptadas do ponto de vista da conservação e da preservação da biodiversidade (espécies autóctones)
Potenciar o papel das coberturas verdes, enquanto Soluções Baseadas na Natureza que são fundamentais para a mitigação e adaptação às alterações climáticas
Objetivos, resultados esperados e metodologia
Objetivos:
- Identificar as espécies de plantas presentes no telhado verde de Alcântara.
- Avaliar a adaptação das espécies vegetais às características da cobertura, incluindo exposição solar, humidade do solo e temperatura.
- Investigar os benefícios e desafios da utilização de diferentes espécies vegetais em telhados verdes em áreas urbanas.
- Propor recomendações para otimizar a seleção e manutenção das espécies vegetais em telhados verdes, levando em consideração as características da cobertura em Alcântara.
Resultados esperados:
- Identificação das espécies vegetais presentes no telhado verde de Alcântara.
- Avaliação da adaptação das espécies vegetais às características da cobertura.
- Recomendações para otimizar a seleção e manutenção das espécies vegetais em telhados verdes, visando melhorar o desempenho ambiental e estético do espaço.
Metodologia:
- Levantamento e identificação das espécies de plantas presentes no telhado verde de Alcântara.
- Monitorização das condições ambientais da cobertura, incluindo exposição solar, humidade do solo e temperatura.
- Análise da adaptação das espécies vegetais às condições da cobertura, através de observações de campo e recolha de dados.
- Entrevistas com especialistas em jardinagem e paisagismo para obter insights sobre as melhores práticas de seleção e manutenção de plantas em telhados verdes.
Tarefas
T1. Revisão da literatura e definição da metodologia – 2 meses
T2. Recolha e análise de dados – 3 meses
T2.1. Levantamento e identificação das espécies vegetais
T2.2. Monitorização das condições ambientais da cobertura
T2.3. Análise da adaptação das espécies vegetais
T2.4. Entrevistas com especialistas
T3. Redação da tese – 6 meses
T4. Revisão e defesa da tese - 1 mês
Área de formação do estudante
Eng.ª Agronómica, Biologia, Arq. Paisagística ou áreas afins
Biologia ou Botânica: alunos com formação em biologia ou botânica têm conhecimento especializado em identificação de espécies vegetais, ecologia vegetal e fisiologia das plantas, o que é fundamental para caracterizar as espécies presentes no telhado verde e entender sua adaptação às condições da cobertura.
Ecologia: estudantes com formação em ecologia têm uma compreensão das interações entre as plantas e o ambiente urbano, incluindo os benefícios e desafios da vegetação em telhados verdes, o que pode ser útil para avaliar a adaptação das espécies às características da cobertura.
Engenharia do Ambiente ou Arquitetura Paisagística: alunos com formação em engenharia do ambiente ou arquitetura paisagística têm conhecimento sobre técnicas de design e manutenção de áreas verdes, incluindo telhados verdes, o que pode ser relevante para propor recomendações práticas para melhorar a seleção e manutenção das espécies vegetais.
Competências a adquirir
Conhecimento em botânica e ecologia: desenvolver uma compreensão sólida dos princípios da botânica e ecologia, incluindo identificação de espécies, características morfológicas e fisiológicas das plantas, e interações planta-ambiente.
Metodologias de campo e laboratório: adquirir competências práticas em recolha de amostras de plantas, análise de dados de campo e laboratório e técnicas de identificação de espécies vegetais, como taxonomia e morfologia.
Análise ambiental e ecossistemas urbanos: desenvolver competências em avaliação ambiental, incluindo o estudo dos fatores ambientais que influenciam a distribuição e a sobrevivência das espécies vegetais em telhados verdes e ecossistemas urbanos.
Técnicas de monitorização e sensorização remota: adquirir conhecimentos em técnicas de monitorização e sensoriazação remota para avaliar as condições ambientais da cobertura, como temperatura, humidade do solo, e exposição solar, e sua influência na adaptação das espécies vegetais.
Análise de dados e estatística: desenvolver competências em análise de dados e estatística para interpretar os resultados da investigação, identificar padrões e tendências nas características das espécies vegetais e sua adaptação à cobertura.
Pensamento crítico e resolução de problemas: desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de resolver problemas complexos relacionados à caracterização das espécies de plantas em telhados verdes e sua adaptação às características da cobertura.
Trabalho em equipe: colaborar com colegas, orientadores e profissionais de diferentes áreas de conhecimento para integrar perspetivas interdisciplinares na pesquisa e abordar desafios complexos de forma colaborativa.
Ética e responsabilidade ambiental: desenvolver uma compreensão ética e responsável das práticas de pesquisa, garantindo o respeito pelos direitos das plantas, a conservação da biodiversidade e a minimização do impacto ambiental da atividade humana.
Local de trabalho
Fábrica de Água de Alcântara
Critérios de seleção
Formação académica: os candidatos devem estar matriculados num curso relacionado com o tema e identificado na área de formação do estudante.
Competências técnicas: média do curso até à presente data maior ou igual a 14.
Competências interpessoais e comportamentais: capacidade de trabalhar em equipe, adaptabilidade e proatividade.
Motivação e interesse pelo setor: os empregadores geralmente procuram estagiários que demonstrem interesse genuíno pelo setor ou pela área de atuação da empresa. Os candidatos que mostram entusiasmo e motivação têm mais oportunidades de se destacar durante o processo de seleção.
Observações
O candidato deve enviar o currículo e carta de motivação para o contacto na Águas do Tejo Atlântico.
Com o estabelecimento do trabalho associado à realização da tese de mestrado serão assinados 2 documentos: um acordo de parceria e um acordo de regulação da confidencialidade.