Pretendemos ser reconhecidos, nacional e internacionalmente como uma empresa de referência no setor da água em Portugal, pela qualidade do serviço prestado, inovação, competência, eficiência, sustentabilidade e criação de valor.

Workshop Peixes Nativos e inauguração exposição do Fundo Ambiental

No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Biodiversidade, foi  inaugurada no dia 22 de maio a exposição “Ictiofauna nativa dos rios da Região Oeste” no Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras, no Parque Verde da Várzea.

Através de oito painéis ilustrados, é possível a quem visita a exposição, ficar a conhecer não só o Projeto Peixes Nativos, como também o importante grupo faunístico dos peixes de água doce, sensibilizando para a necessidade de se implementarem medidas que minimizem o seu atual risco de extinção.

A exposição, financiada pelo Fundo Ambiental no âmbito da ENEA 2020, está atualmente em Torres Vedras, Município pioneiro do Projeto Peixes Nativos, prevendo-se um percurso de itinerância por várias localidades do país, promovendo a literacia ambiental em matéria de preservação e valorização dos ecossistemas fluviais e da Biodiversidade a eles associada. A exposição segue para Óbidos por ocasião do Dia Mundial do Ambiente (5 de junho), e circulará até ao final do ano em espaços públicos e escolas dos restantes Municípios aderentes: Alenquer, Caldas da Rainha, Mafra, Oeiras e Sintra.

Aproveitando as comemorações da efeméride, foi também apresentado no CEA de Torres Vedras, e oferecido ao Município pelo ISPA e pela Tejo Atlântico, um vídeo que ilustra os trabalhos desenvolvidos nos último três anos no concelho no âmbito dos projeto Peixes Nativos. Sobre os peixes dos rios Alcabrichel e Sizandro, este pequeno filme integra uma série de sete vídeos, que incidirão cada um deles nos peixes que existem nos rios e ribeiros de cada um dos municípios aderentes do projeto.

Após a cerimónia, decorreu mais uma edição de um  WORKSHOP – “Os peixes de água doce do concelho de Torres Vedras – como garantir a sua sobrevivência” direcionada para a população em geral, que contou com participação de jovens da região, na sua maioria voluntários. Durante a manhã realizou-se uma sessão teórica e durante a tarde os participantes deslocaram-se ao rio Sizandro, onde viram aplicados os conhecimentos adquiridos durante o dia.