Verão sustentável: Educação Ambiental nas praias e no Programa Ciência Viva
Durante o verão de 2025, a Águas do Tejo Atlântico promoveu diversas ações de educação ambiental nas praias galardoadas com Bandeira Azul e no âmbito do programa “Ciência Viva no Verão”. Em parceria com autarquias e outras entidades, as iniciativas tiveram como objetivo sensibilizar a população, sobretudo os mais jovens, para os benefícios das Fábricas de Água na qualidade da água balnear, na preservação dos ecossistemas e na gestão eficiente dos recursos hídricos.
Entre junho e julho, dez praias galardoadas com Bandeira Azul de Alcobaça, Nazaré, Oeiras, Peniche, Óbidos, Lourinhã e Torres Vedras acolheram atividades educativas e interativas, envolvendo mais de 700 participantes. Já entre 15 de julho e 15 de setembro, a empresa integrou o programa “Ciência Viva no Verão”, dinamizando doze atividades, entre elas visitas às Fábricas de Água, passeios interpretativos e ações ligadas à biodiversidade, como a anilhagem de aves na Lagoa de Óbidos, envolvendo cerca de 150 participantes, maioritariamente curiosos e famílias que aproveitam e integram atividades de ciência nas suas férias.
Estas iniciativas permitiram a todos os participantes conhecer o impacto positivo do tratamento de águas residuais no ciclo urbano da água e incentivaram práticas sustentáveis no quotidiano.
A Águas do Tejo Atlântico reforçou assim o seu papel na sensibilização para a proteção dos recursos hídricos.