Pretendemos ser reconhecidos, nacional e internacionalmente como uma empresa de referência no setor da água em Portugal, pela qualidade do serviço prestado, inovação, competência, eficiência, sustentabilidade e criação de valor.

Telhado Verde de Alcântara no Festival Jardins Abertos – dia 25 de maio

No âmbito do Festival Jardins Abertos de Lisboa, a Fábrica de Água de Alcântara vai abrir as suas portas ao público para visitarem o Telhado Verde da Fábrica de Água: um espaço ajardinado que cobre toda a infraestrutura. A visita guiada será realizada no dia 25 de maio, às 10h00 horas, apresentando aspetos únicos, ao nível arquitetónico, paisagístico e botânico, que permitem a integração da instalação no vale de Alcântara e com o Parque de Monsanto.

 

Para além da solução do tratamento de água residual, foi construída na Fábrica de Água de Alcântara uma cobertura verde sobre toda a instalação, com cerca de 3 hectares. O projeto de arquitetura foi da autoria dos arquitetos Frederico Valsassina e Aires Mateus, com apoio da PROAP (Projetos de Arquitetura Paisagística, Lda.), nos elementos paisagísticos.

 

Ao adotar a solução de construção de um Telhado Verde foi possível o seguinte:

  • Diminuir o impacte paisagístico da existência de uma ETAR de grandes dimensões – construção em betão, no meio da cidade, junto ao Parque Natural de Monsanto;
  • Diminuir à área impermeável às águas pluviais, contribuindo desta forma para uma atenuação das cheias;
  • Diminuir o consumo energético nos edifícios, uma vez que que este tipo de telhados contribui para um bom isolamento térmico, não só baixam as temperaturas no verão, como também isolam no inverno;
  • Reduzir o impacte da poluição sonora, devido ao trafego (Av. de Ceuta, viaduto Duarte Pacheco, acesso à ponte 25 de Abril) e à aproximação dos aviões ao aeroporto de Lisboa, no local de trabalho.

 

O Telhado Verde da Fábrica de Alcântara tem vários de canteiros de plantas de diferentes espécies e características, algumas delas existentes no Parque de Monsanto, como por exemplo: Rosmarinus officinalis (Alecrim); Lavandula stoechas luisieri (Rosmaninho); Lonicera japonica (Madre silva) Cistus ladanifer (Esteva), Genista lydia (Giesta).

 

 

Visita Telhado Verde da Fábrica de Água de Alcântara

Data e Hora: 25 de maio às 10h00

Local: Fábrica de Água de Alcântara, em Lisboa

Mais informação: https://jardinsabertos.com