Pretendemos ser reconhecidos, nacional e internacionalmente como uma empresa de referência no setor da água em Portugal, pela qualidade do serviço prestado, inovação, competência, eficiência, sustentabilidade e criação de valor.

Telhado Verde da Fábrica de Água de Alcântara recebe visitantes

Sabiam que o Telhado Verde da Fábrica de Água de Alcântara tem dezenas de espécies de plantas como alecrim, esteva ou cebolinho? Sabiam que este jardim é regado com água reciclada? E que tem cerca de 3 hectares que cobre toda a instalação?

Estas e outras curiosidades, sobre o espaço ajardinado, foram apresentadas aos participantes em duas visitas realizadas no âmbito do “Ciência Viva no Verão”, um programa que disponibiliza atividades em todo o país, em áreas como engenharia, biologia, entre outras.

Os visitantes percorram um dos maiores telhados verde na Europa, localizado na Fábrica de Água de Alcântara. Este espaço verde cobre toda a instalação e apresenta aspetos únicos, ao nível arquitetónico e botânico, que permitem a integração paisagística da infraestrutura no Vale de Alcântara e no Parque de Monsanto.

Ainda no âmbito do “Ciência Viva no Verão” em agosto foram realizadas duas visitas às Fábricas de Água da Charneca e de S. Martinho do Porto, que permitiram aos visitantes perceber a importância destas duas infraestruturas para a conservação de dois ecossistemas tão sensíveis como a Lagoa de Óbidos e a Baía de S. Martinho do Porto, respetivamente.

Está agendada uma segunda visita, em parceria com a EPAL “Do Chafariz à Fábrica de Água” para dia 15 de setembro, para quem não teve oportunidade de integrar a primeira que decorreu no dia 14 de agosto, e quiser ficar a conhecer o Aqueduto das Águas Livres e o que se passa na Fábrica de Água de Alcântara, num percurso que mostra a importância de uma boa gestão da água, fechando o seu ciclo urbano.

Aceda ao programa em cienciaviva.pt/verão/cv/2020