Pretendemos ser reconhecidos, nacional e internacionalmente como uma empresa de referência no setor da água em Portugal, pela qualidade do serviço prestado, inovação, competência, eficiência, sustentabilidade e criação de valor.

Tejo Atlântico termina o ano letivo 2020/21 com balanço muito positivo

Terminou mais um ano letivo. Repleto de desafios, em que as atividades de educação ambiental e o programa educativo da Tejo Atlântico se reajustaram face à atual Pandemia, durante o ano letivo que agora terminou, realizaram-se centenas de atividades com o envolvimento de quase dez mil participantes.

As visitas de estudo e as sessões em sala de aula foram substituídas por aulas à distância por videoconferência, tendo a disponibilização dos recursos educativos, em formato digital, e a dinamização de visitas virtuais sido também uma aposta da empresa.

Das sessões realizadas, quase duas centenas foram adaptadas não só às diversas temáticas previstas no seu PEA (Plano de Educação Ambiental) e aos públicos-alvo envolvidos, mas também a cada um dos níveis de ensino (do ensino pré-escolar ao secundário, passando pelo superior e pelas universidades séniores), envolvendo mais de 300 turmas e 7.800 alunos e professores de estabelecimentos de ensino de 16 dos Municípios da sua área de concessão. A aposta no ensino à distância permitiu também à Tejo Atlântico a realização de Ações de Formação acreditadas (ACD e ações certificadas pela CCPFC), envolvendo cerca de duas centenas de professores, assim como a participação em webinars e workshops, a convite de diversas instituições, alcançando mais de um milhar de participantes.

A par das sessões de sensibilização realizadas junto dos diversos públicos, foram reforçadas as parcerias com os seus stakeholders, destacando-se os Municípios, algumas Organizações Não Governamentais de Ambiente (ONGA) e Instituições do Estado e do Ensino Superior, que desenvolvem campanhas de educação ambiental e de participação pública, permitindo a implementação de projetos nacionais de Educação Ambiental. Projetos como o Projeto Rios ou os Peixes Nativos, que promovem a preservação dos ecossistemas aquáticos de água doce, o Coastwatch, O Mar começa aqui, ou o Programa Escola Azul, que promovem os ecossistemas marinhos, são exemplos de parcerias que continuaram a ser desenvolvidas no último ano.

Também a aposta na celebração dos principais dias temáticos, assinalados na sua maioria com webinares, envolveram milhares de participantes.

No final do ano letivo foi ainda possível realizar algumas visitas de estudo, recebendo mais de duas centenas de  alunos em duas das Fábricas de Água da Tejo Atlântico. Para terminar em grande, visitámos algumas escolas da região, dando-lhes os parabéns pelo trabalho desenvolvido e todo o envolvimento nos projetos desenvolvidos ao longo do ano letivo.

O balanço foi muito positivo, pois num ano atípico foi possível continuar o trabalho de sensibilização e de educação ambiental nas escolas da área servida pela concessionária, pelo que só nos resta agradecer a todos o esforço e dedicação. A toda a comunidade escolar, o desejo de umas ótimas férias escolares!