Pretendemos ser reconhecidos, nacional e internacionalmente como uma empresa de referência no setor da água em Portugal, pela qualidade do serviço prestado, inovação, competência, eficiência, sustentabilidade e criação de valor.

Tejo Atlântico no Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa

A Tejo Atlântico esteve presente no “V Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa” promovido pela Rede Lusófona de Educação Ambiental, Guiné-Bissau, o Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas (IBAP) e a ASPEA (Associação Portuguesa de Educação Ambiental). A iniciativa decorreu na região Bolama-Bijagós, na ilha de Bubaque, na Guine-Bissau, entre 14 e 18 de abril, tendo contado com a presença de 10 países e de mais de 400 participantes. 

No congresso, subordinado ao tema “Crise ecológica e Migrações: leituras e respostas da Educação Ambiental”, a Tejo Atlântico apresentou o seu envolvimento no Projeto Peixes Nativos, como um bom exemplo para sensibilizar as populações ribeirinhas, nomeadamente as crianças, para a importância de preservar a biodiversidade local, neste caso espécies únicas de peixes que existem nos rios e ribeiras da região oeste, com vista minimizar o risco da sua extinção.

Mais sobre o projeto PEIXES NATIVOS: 

Este projeto sensibiliza para a conservação dos peixes nativos e dos seus habitats, uma vez  que a maior parte das espécies de peixes de água doce nativos de Portugal está atualmente em risco de extinção. As pequenas ribeiras costeiras do centro e sul do país, onde estas espécies habitam há mais de 5 milhões de anos, podem funcionar como zonas de proteção e conservação deste património natural único e inestimável. No entanto, por serem rios de regime intermitente, com alternância sazonal entre cheias e secas drásticas, e onde são notórios os efeitos de fortes pressões antropogénicas, estes cursos de água são frequentemente sujeitos a alterações súbitas e significativas dos seus habitats. A preservação da ictiofauna nativa depende, por isso, de uma monitorização regular do estado dos peixes e dos seus habitats e de uma maior consciencialização das populações ribeirinhas para a preservação dos ecossistemas fluviais e da Biodiversidade a eles associada.

O Projeto Peixes Nativos foi lançado em novembro de 2017 e resulta de uma parceria entre o ISPA – Instituto Universitário e a Águas do Tejo Atlântico, S.A., com o apoio institucional do MARE, Aquário Vasco da Gama e ICNF – Instituto para a Conservação da Natureza e Florestas.