Pretendemos ser reconhecidos, nacional e internacionalmente como uma empresa de referência no setor da água em Portugal, pela qualidade do serviço prestado, inovação, competência, eficiência, sustentabilidade e criação de valor.

Tejo Atlântico e LPN realizam formação para professores

Está a decorrer, entre abril e maio, uma ação de formação para professores intitulada: Educação Ambiental: conhecer, sentir e valorizar o estuário do Tejo.

Numa parceira entre a LPN – Liga para a Proteção com a Natureza e a AdTA – Águas do Tejo Atlântico esta ação, acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) e com uma duração total de 25 horas, teve como base o referencial da Educação Ambiental assente no conhecimento da geodiversidade e biodiversidade e a valorização do estuário do Tejo (ODS 14-15) e as medidas conducentes à melhoria da qualidade da água, reduzindo a poluição (ODS 6).

Foi este o ponto de partida para o desenvolvimento da formação, que visa não só reforçar a importância da Educação Ambiental no âmbito da Educação para a Cidadania, divulgar o funcionamento do ecossistema estuarino do Tejo, reconhecendo a importância das zonas húmidas e o seu valor no ordenamento do território, como também conhecer o importante papel das Fábricas de Água, geridas pela Tejo Atlântico, na despoluição do Estuário do Tejo e na Economia circular, entre outros. Foram realizadas quatro sessões online, atividades experimentais e atividades de trabalho de campo, que permitiram aos 17 formandos ficar a conhecer o Estuário do Tejo e o seu estado ecológico. Destacam-se as duas visitas guiadas realizadas, num primeiro momento à Fábrica de Água de Beirolas e ao Centro de Educação Ambiental da Tejo Atlântico, e num segundo momento com um passeio de barco e uma visita ao EVOA.

Também em prol da sustentabilidade dos ecossistemas aquáticos, neste caso dos ecossistemas costeiros, destacam-se as três ações de formação de curta duração, recentemente realizadas pelo GEOTA, no âmbito do Projeto Coastwatch, à descoberta da Ecologia das praias de S. Martinho do Porto, das Avencas e do Baleal que contaram também elas com o apoio da Tejo Atlântico.