Pretendemos ser reconhecidos, nacional e internacionalmente como uma empresa de referência no setor da água em Portugal, pela qualidade do serviço prestado, inovação, competência, eficiência, sustentabilidade e criação de valor.

Tejo Atlântico e Câmara de Lisboa em Parceira água+

Foi hoje apresentado o Plano Estratégico de Reutilização de Água na Cidade de Lisboa, numa cerimónia presidida pelo edil da cidade, Fernando Medina, com a presença do presidente da Águas do Tejo Atlântico, António Frazão e que contou com a participação de vários stakeholders, com destaque para o presidente da Águas de Portugal João Nuno Mendes, para a ERSAR, representada por Orlando Borges e Ana Albuquerque, presidentes de juntas de freguesia, entre outros.

Este plano, desenvolvido em pareceria entre a Câmara Municipal de Lisboa e a Águas do Tejo Atlântico, tem por objetivo infraestruturar a cidade com uma rede de distribuição de água+, água residual tratada para fins não potáveis, onde a parte visível na cidade serão os hidrantes que servirão, numa primeira fase, para a lavagem de ruas.

Este projeto será desenvolvido em três fases, abrangendo a frente ribeirinha de Lisboa, o eixo Parque Eduardo VII e Avenida da Liberdade, o vale de Chelas e Marvila e o Parque Tejo, no Parque das Nações.

António Frazão, referiu que este é um grande passo no compromisso da Tejo Atlântico com a economia circular e que a empresa está empenhada em colaborar com os outros municípios servidos pelo sistema por forma a ampliar a utilização da água+ produzidas nas Fábricas de Água, tornando o consumo de água mais racional, contribuindo para mitigar a escassez deste bem, tendo em conta os fenómenos das alterações climáticas e o aumento dos episódios de seca.

A cerimónia terminou com o testemunho da lavagem de zona pedonal na junta de freguesia de Sta. Maria Maior e também a recarga de um carro de lavagem através de um hidrante situado junto ao Cais do Sodré, com a presença de vários órgãos de comunicação social.

 

Veja a peça da SIC aqui.