Tejo Atlântico celebra o Dia Mundial dos Rios e Dia Nacional da Água com a comunidade escolar e local
A Águas do Tejo Atlântico assinalou o Dia Mundial dos Rios com uma iniciativa em parceria com o Município das Caldas da Rainha, a Associação PATO, a Ágora e o Geoparque Oeste, que aproximou a comunidade da biodiversidade dos rios da região.
A monitorização anual de peixes nativos foi, este ano, aberta à participação da população e das escolas, permitindo que mais de 100 crianças e 20 adultos do concelho de Caldas da Rainha contactassem de forma direta com os ecossistemas aquáticos locais.
Nos rios Tornada (BH Baía de S. Martinho do Porto), Arnóia, Cal e Quinta da Boneca (BH Lagoa de Óbidos), foi possível observar três espécies de peixes nativos de água doce — ruivaco, enguia e verdemã — através da técnica de pesca elétrica, conduzida pela coordenadora científica do projeto Peixes Nativos. Além dos peixes, os participantes descobriram ainda a presença de cágados nativos e de uma vasta diversidade de invertebrados, identificados com o apoio dos monitores do Projeto Emys vai à Escola e do Projeto Rios.
O ponto alto da iniciativa foi o entusiasmo dos alunos das escolas básicas de A-dos-Francos e de Santo Onofre, que puderam observar e identificar macroinvertebrados com recurso a guias, fichas de identificação, lupas e chaves dicotómicas. Uma experiência prática e educativa que reforçou a importância da preservação da biodiversidade local.
Com esta ação, a Tejo Atlântico encerrou simbolicamente mais um ciclo hidrológico e lançou as bases para o próximo. O novo ciclo arranca com a celebração do Dia Nacional da Água, que marcará o início das visitas ao Centro de Educação Ambiental e à Fábrica de Água de Beirolas, em parceria com o Município de Lisboa.
