Pretendemos ser reconhecidos, nacional e internacionalmente como uma empresa de referência no setor da água em Portugal, pela qualidade do serviço prestado, inovação, competência, eficiência, sustentabilidade e criação de valor.

PWN Lisbon e Águas do Tejo Atlântico celebram parceria estratégica para a promoção da diversidade organizacional

Reforçando o seu ecossistema de parcerias corporativas, a Professional Women’s Network Lisbon (PWN Lisbon) e a Águas do Tejo Atlântico acabam de celebrar uma parceria, no âmbito da qual ambas as organizações alinharão a sua visão estratégica, sinergias e iniciativas comuns com foco na diversidade organizacional.  

Esta parceria insere-se na visão estratégica da PWN Lisbon definida para a diversidade e a igualdade de oportunidades corporativas e no quadro da qual se prevê a associação colaborativa a parceiros de negócios, empresas privadas, instituições públicas e outras organizações relevantes. A rede de parceiros da PWN Lisbon, na qual se incluem players nacionais e internacionais e, agora também a Águas do Tejo Atlântico, abrange marcas representativas dos diferentes setores estratégicos da sociedade, assegurando a transversalidade e a diversidade que caracterizam o tecido empresarial português.   

A igualdade de género assume tal relevância no contexto do mundo empresarial atual que corporiza um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Em Portugal, existe um quadro legal que exige a execução de medidas para o seu cumprimento e cabe a cada uma das organizações assumir no seu top of mind a disponibilização das melhores condições para a sua implementação efetiva. Esta parceria propõe-se, assim, promover iniciativas relacionadas com a diversidade nas suas várias dimensões, nomeadamente acesso ao emprego, formação, condições de trabalho, proteção na parentalidade e conciliação entre a vida pessoal, familiar e profissional.

No contexto desta colaboração, a Águas do Tejo Atlântico poderá participar e beneficiar dos programas da PWN Lisbon (Liderança, Mentoring, Youth, Women on Board e Engaging Men), bem como das suas ações de role model, formação e networking, numa lógica de partilha de modelos de excelência. A PWN Lisbon, por sua vez, passará a integrar ações estratégicas da Águas do Tejo Atlântico e a usufruir de recursos e espaços enquadrados na parceria.   

Para Ana Torres, Presidente da PWN Lisbon, «esta parceria permite a junção do foco das Águas do Tejo Atlântico nos seus colaboradores e nas várias dimensões da igualdade de género, à capacidade de operacionalização de iniciativas que caracteriza a PWN Lisbon, assumindo-se como uma mais-valia para toda a comunidade interessada na promoção da diversidade corporativa».

Ana Silveira, Presidente do Conselho de Administração da Águas do Tejo Atlântico, salienta a importância do papel que a PWN desempenha no desenvolvimento profissional das mulheres, porque acredita que as empresas são tanto mais ricas quanto maior for a diversidade e o equilíbrio, passando pelo género, pela cultura e pelas ideias. Se as empresas não aproveitarem a contribuição de ambos os géneros estão a desperdiçar uma parte substancial do seu potencial de desenvolvimento.

 

Sobre a PWN Lisbon

A PWN Lisbon, formalmente constituída em 2011, consiste numa organização sem fins lucrativos integrada na PWN Global, com a missão de promover o desenvolvimento profissional das mulheres em todas as suas etapas, através de práticas reconhecidas a nível internacional, nomeadamente programas de formação em liderança e mentoring, investigação e desenvolvimento da rede de influência e partilha de modelos de excelência. A PWN Lisbon conta, atualmente, com mais de 300 membros ativos, entre mulheres e homens, de diferentes faixas etárias e com total diversificação de funções, setores e culturas. Alinhada com o seu objetivo de liderar a definição e implementação de iniciativas inovadoras no acompanhamento contínuo e na promoção das mulheres nas suas carreiras, a PWN Lisbon dinamiza um conjunto de programas inovadores – Liderança, Mentoring, Women on Board, Engaging Men e Youth –, pequenos-almoços de networking, workshops e iniciativas de role model com personalidades de referência nos mais diferentes setores do tecido empresarial português. 

 

Sobre a Águas do Tejo Atlântico

A Água do Tejo Atlântico é a empresa concessionária do sistema multimunicipal de saneamento, em Alta, servindo 23 municípios da área da grande Lisboa e Oeste com cerca de 2,4 milhões de habitantes.

A sua atividade é um enorme contributo para o ambiente, para a saúde pública e para a qualidade de vida das regiões servidas, protegendo as linhas de água, ecossistemas, lagoas, rios e a praias que ostentam várias Bandeiras Azul.

Um do objetivos estratégicos da empresa está alinhado com a economia circular, apostando na redução da utilização da matéria-prima, reutilização e reintrodução na cadeia produtiva dos quais se destacam a produção de água reciclada para lavagem de ruas, rega de espaços verdes e na climatização de edifícios, a reutilização das lamas do processo de tratamento como fertilizante agrícola orgânico e a utilização do biogás para a produção de energia verde.