Pretendemos ser reconhecidos, nacional e internacionalmente como uma empresa de referência no setor da água em Portugal, pela qualidade do serviço prestado, inovação, competência, eficiência, sustentabilidade e criação de valor.

Laboratório da Tejo Atlântico assegura novas competências na Acreditação

O Instituto Português de Acreditação (IPAC) atribuiu ao Laboratório da Tejo Atlântico, unidades de Beirolas e Frielas, novas competências no âmbito da Acreditação, que contem novos requisitos ao nível da avaliação de riscos e oportunidades, garantias de isenção e imparcialidade, garantias ao nível do controlo de subcontratados e contratação indireta, bem como de estimativa e apresentação das incertezas de medição.

 

Através da atribuição da figura de Acreditação flexível intermédia, o IPAC reconheceu ainda a capacidade técnica e de gestão da qualidade do Laboratório para controlar e fazer modificações aos métodos acreditados, podendo colocá-las em vigor sem necessitar de uma validação prévia pelo IPAC. Esta nova definição vem permitir ao Laboratório proceder a alterações e as atualizações necessárias, antes de ser auditado pelo IPAC no ciclo anual seguinte.

 

Finalmente, a obtenção da extensão da acreditação para a nova metodologia de determinação de CBO5 - Carência Bioquímica de Oxigénio, com recurso ao sistema de robotização, permite a realização destes ensaios mais automatizada e robusta, promovendo a especialização e qualificação dos quadros internos de LAB em novas técnicas de ensaio, atualizando as suas competências e mais-valias profissionais.

 

Para a Direção de Laboratório esta acreditação traduz-se na execução dos objetivos a que se propôs em 2020 e um claro voto de confiança e reconhecimento para o LAB enquanto entidade acreditada.