Pretendemos ser reconhecidos, nacional e internacionalmente como uma empresa de referência no setor da água em Portugal, pela qualidade do serviço prestado, inovação, competência, eficiência, sustentabilidade e criação de valor.

Fábrica de Água de Alcântara recebeu Ciência Viva no Verão

O Programa Ciência Viva no Verão assinalou, hoje, o arranque oficial da edição de 2017 na Fábrica de Água de Alcântara. 

A iniciativa incluiu um passeio no telhado verde e uma visita guiada na maior estação de tratamento de águas residuais do País. 

O Ciência Viva no Verão é há 21 anos o programa de divulgação científica mais aguardado da época estival, com mais de 800 ações e saídas de campo para todas as idades e em todo o país.

A Águas do Tejo Atlântico associa-se a esta iniciativa, abrindo as portas de uma dezena de infraestruturas nestes meses de verão (datas disponíveis aqui). 

A Fábrica de Água de Alcântara trata as águas residuais de cerca de 800.000  habitantes da zona ocidental da cidade de Lisboa e de parte dos municípios de Amadora e Oeiras. 

A água tratada em Alcântara é devolvida ao rio Tejo em condições que respeitam os mais elevados padrões de segurança ambiental e de saúde pública, contribuindo também para um rio e um estuário mais limpo e cheio de vida. 

Parte do caudal tratado é reaproveitado e reutilizado para diversos fins, como rega e lavagens, quer na própria instalação, quer pelo município de Lisboa. As lamas resultantes do processo de tratamento são também valorizadas, nomeadamente como fertilizante agrícola.

Um dos aspetos mais inovadores desta Fábrica é o seu telhado verde, com 27 mil m², que permite reduzir o impacto paisagístico desta grande infraestrutura, situada junto a um parque florestal. O telhado verde traz ainda um melhor isolamento térmico e acústico das instalações.