Pretendemos ser reconhecidos, nacional e internacionalmente como uma empresa de referência no setor da água em Portugal, pela qualidade do serviço prestado, inovação, competência, eficiência, sustentabilidade e criação de valor.

Águas do Tejo Atlântico e DOUROGÁS Renovável desenvolvem parceria em projeto inovador

Esta quarta-feira, 15 de dezembro marca a data da assinatura do protocolo entre a  Águas do Tejo Atlântico e a Dourogás Renovável, empresa do Grupo Dourogás referente ao projeto inovador de produção de gases 100% renováveis, gerados a partir do biogás produzido pelas lamas com origem no tratamento das águas na Fábrica de Água de Frielas,.

Os dois projetos vão demostrar a aplicação das tecnológica de conceito – Hidrogasmove e Solargasmove - alinhados com o conceito de economia circular, ao transformarem resíduos em recursos energéticos - produzindo energia limpa.

Hidrogasmove recorre a tecnologia pioneira em Portugal para produzir biometano 100% renovável, a partir do biogás gerado pelas lamas produzidas na Fábrica de Água de Frielas (FA). recorre à purificação do biogás das lamas de FA.

 

Solargasmove aposta no processo de metanação para produzir metano sintético, combinando-o com hidrogénio verde (produzido por eletrólise, a partir de fonte solar e de águas residuais).

 

Estes projetos irão permitir a produção de biometano, hidrogénio verde e e-metano – gases 100% renováveis – que serão, posteriormente, injetados na rede de gás natural e utilizados como combustível veicular, promovendo uma mobilidade mais sustentável ao reduzir a emissão de gases com efeito estufa e melhorando a qualidade do ar, contribuindo para a descarbonização da rede de gás natural e do setor dos transportes - atualmente assentes em combustíveis fósseis

O investimento total é de 3,6 Milhões de Euros e é  financiado pelo FAI - Fundo de Apoio à Inovação em 2,3 Milhões de euros.