Pretendemos ser reconhecidos, nacional e internacionalmente como uma empresa de referência no setor da água em Portugal, pela qualidade do serviço prestado, inovação, competência, eficiência, sustentabilidade e criação de valor.

Dia Escola Azul 2025: Tejo Atlântico sensibiliza 80 alunos para a conservação dos ecossistemas costeiros 

No âmbito do Dia Escola Azul 2025, assinalado a 19 de maio, a Águas do Tejo Atlântico dinamizou um conjunto de atividades educativas que envolveram 80 alunos de três Escolas Azuis da sua área de concessão. A iniciativa, integrada no programa da Direção-Geral da Política do Mar, teve como mote "Educar para a conservação dos ecossistemas costeiros" e destacou a importância da preservação da biodiversidade marinha. 

O dia começou com uma visita à Fábrica de Água da Charneca, seguida de um passeio interpretativo pela Lagoa de Óbidos. Os alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste puderam conhecer, no terreno, o impacto positivo do Projeto de Despoluição da Bacia Hidrográfica da Lagoa de Óbidos, um ecossistema costeiro de grande sensibilidade ambiental. 

Em colaboração com os Municípios de Torres Vedras e da Nazaré, a Tejo Atlântico promoveu também uma experiência imersiva com o programa Kids Dive – Descobrir o Oceano, premiando duas das suas Escolas Azuis e Eco-Escolas: a Escola Básica de São Gonçalo, em Torres Vedras, e o Centro Escolar da Nazaré. Através de uma inovadora atividade de realidade virtual (VR 360º), os alunos mergulharam, de forma simbólica, nos fundos marinhos da costa portuguesa, explorando diferentes habitats oceânicos e descobrindo a riqueza da vida subaquática. 

As sessões decorreram no Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras e no Centro Escolar da Nazaré, envolvendo não só alunos e professores, como também técnicos municipais, num momento de partilha e sensibilização. 

A Tejo Atlântico aproveita a proximidade de efemérides como o Dia Europeu do Mar (20 de maio) e o Dia Internacional da Biodiversidade (22 de maio) para reforçar a sensibilização da comunidade escolar para a proteção dos ecossistemas marinhos e costeiros. Através de programas como a Escola Azul, Eco-Escolas e Kids Dive, contribui para a promoção da literacia do oceano e para a formação de novas gerações mais conscientes, participativas e comprometidas com a sustentabilidade e com a economia azul.