Pretendemos ser reconhecidos, nacional e internacionalmente como uma empresa de referência no setor da água em Portugal, pela qualidade do serviço prestado, inovação, competência, eficiência, sustentabilidade e criação de valor.

Projeto Rios forma novos monitores com o apoio da Águas do Tejo Atlântico

Realizou-se nos dias 29 e 30 de março, no Município de Caldas da Rainha, uma nova edição do Curso de Monitores do Projeto Rios, integrada nas comemorações do Dia Mundial da Água.

A iniciativa foi promovida pela ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental, em parceria com a Águas do Tejo Atlântico, contando ainda com o apoio do Município de Caldas da Rainha.

Durante dois dias, os participantes aprofundaram conhecimentos sobre o Projeto Rios, a interpretação do meio natural e patrimonial associado às linhas de água, e os métodos de monitorização da qualidade ecológica dos rios. A formação permitirá que, futuramente, possam liderar e acompanhar grupos no terreno, contribuindo ativamente para a preservação dos rios e ribeiras da região.

O grupo de formandos foi bastante diverso, reunindo técnicos municipais de ambiente e de educação ambiental dos Municípios de Caldas da Rainha e de Torres Vedras, autarcas locais, uma técnica do ICNF, professores e voluntários ligados a associações ambientais. Juntos, irão reforçar a implementação do Projeto Rios em novos troços fluviais, contribuindo para ampliar a rede de parceiros e consolidar esta rede de ciência cidadã.

A ação, com certificação e duração de oito horas, teve lugar na Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha, sendo o segundo dia dedicado ao trabalho de campo, no rio Arnóia (Bacia Hidrográfica da Lagoa de Óbidos), em A-dos-Francos.

Com o envolvimento da Águas do Tejo Atlântico desde 2008, o Projeto Rios é um exemplo de ciência cidadã ao serviço da sustentabilidade. O apoio continuado a este tipo de iniciativas reforça o compromisso da empresa com a preservação das linhas de água, a educação ambiental e o envolvimento ativo da comunidade, promovendo uma gestão mais participativa e consciente do ciclo urbano da água.